Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2006 - 14h47

Indicação de xiita para premiê é "marco importante" para o Iraque, diz Rice

Publicidade

da Folha Online

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, disse neste sábado que a indicação do político xiita Jawad al Maliki para que forme o governo no Iraque foi um "marco importante" e que o político xiita é alguém com quem os EUA podem trabalhar.

"Esse é um dia importante para o Iraque", disse Rice. "Ele é alguém com quem podemos trabalhar e esperamos muito trabalhar com ele (...) Finalmente vai haver um governo permanente no Iraque', acrescentou.

O presidente iraquiano, o curdo Jalal Talabani, confirmado neste sábado em seu posto, encarregou Al Maliki de formar o governo. A tarefa deve ser cumprida em até um mês.

Durante a campanha eleitoral prévia ao pleito de dezembro passado e as negociações para a formação do governo, Al Maliki, de um dos principais partidos islâmicos xiitas, apresentou-se como capaz de unificar as comunidades curda, xiita e sunita no Iraque.

Rice, que no início deste mês viajou para o Iraque junto com o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jack Straw, indicou que ainda não teve oportunidade de conhecer o novo encarregado de formar o governo, mas disse que ele é um "patriota" preocupado com a soberania de seu país e com a reputação de conseguir que as coisas sejam feitas.

"É alguém evidentemente valente e arrojado porque fez frente a Saddam Hussein [o ex-presidente iraquiano], com um considerável custo pessoal', afirmou a secretária de Estado.

Os avanços registrados hoje para a formação de um Executivo no Iraque representam um alívio para Washington, que considerava o estabelecimento de um governo permanente de unidade a chave para que a violência diminua no país.

Parlamento

Hoje também foi eleito o presidente do Parlamento iraquiano: por 159 votos --dos 266 parlamentares presentes na sessão de hoje-- foi escolhido o sunita Mahmoud al Mashadani para presidir a casa parlamentar iraquiana. Este é o primeiro Parlamento permanente da era pós-Saddam Hussein.

Al Mashadani, membro da Frente do Consenso Iraquiano (FCI), terceira força política do país, foi o único candidato que se apresentou à votação secreta, depois que Saleh al Mutlak, presidente da também sunita Frente Iraquiana para o Diálogo Nacional (FIDN) --e quinta força parlamentar-- renunciou à disputa pelo cargo.

Com Efe

Leia mais
  • Iraque elege sunita para presidência do Parlamento
  • Iraque escolhe primeiro-ministro de futuro novo governo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo iraquiano
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página