Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2006 - 19h06

Bush diz que acordo no Iraque tornará os EUA "mais seguros"

Publicidade

da Efe, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, elogiou neste sábado o acordo alcançado para a formação de um governo permanente no Iraque, algo que, segundo ele, "tornará os EUA mais seguros".

Bush, que está em Sacramento durante uma viagem de quatro dias pela Califórnia, disse em uma breve declaração à imprensa que o novo governo "assumirá uma maior responsabilidade com a segurança do país", o que eventualmente poderia facilitar o retorno das tropas americanas aos EUA.

O presidente dos EUA deu as declarações após a nomeação do político xiita Jawad al Maliki como primeiro-ministro, a quem se encomendou a formação do governo, algo que deve durar 30 dias.

"Entramos em um novo capítulo em nossa aliança, colaboraremos agora para analisar e ajustar nossas táticas na luta contra o terrorismo", disse Bush.

Anteriomente, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, tinha afirmado que a escolha de Al Maliki para que forme o governo no Iraque representa um "passo importante".

Em entrevista coletiva por telefone, Rice afirmou que Al Maliki "é alguém com quem se pode trabalhar" e que Washington "deseja colaborar com ele".

Leia mais
  • Iraque elege sunita para presidência do Parlamento
  • Iraque escolhe primeiro-ministro de futuro novo governo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo iraquiano
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página