Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2006 - 20h17

Iraque aponta premiê; Bush diz que acordo trará segurança aos EUA

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou neste sábado que a nova liderança política no Iraque deverá trazer "segurança" ao seu país.

"Ainda haverá mais lutas e mais dias de sacrifício e batalha no Iraque", afirmou Bush. "No entanto, os inimigos da liberdade sofreram uma grande derrota hoje, e demos um grande passo em direção à vitória", disse.

"Este acordo histórico determinado pelos iraquianos fará os Estados Unidos um local mais seguro", acrescentou Bush.

O líder dos EUA deu as declarações depois que os líderes iraquianos entraram em acordo para escolher os principais cargos do país --presidente, primeiro-ministro e presidente do Parlamento-- e dotar-se de um novo governo. O acordo foi alcançado após quatro meses de negociações.

O presidente Jalal Talabani foi reeleito e, por sua vez, pediu ao xiita Jawad al Maliki, do bloco majoritário no Parlamento eleito nas legislativas de quatro meses atrás, que componha o Executivo.

"O novo governo tem a responsabilidade de fortalecer a segurança iraquiana para derrotar os terroristas e tomar o controle do país", disse Bush. "Este é o principais desafios para o novo governo, que não irá enfrentá-lo sozinho. Os EUA irão ajudar a jovem democracia do Iraque a seguir em frente".

Indicado

Al Maliki, indicado a primeiro-ministro, se opôs tanto ao regime do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein quanto à invasão do país para que ele fosse deposto.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou que Al Maliki é uma "figura forte e alguém capaz de realizar o que é necessário". "Ele também é muito patriota e se preocupa muito com a soberania do país."

Líderes xiitas escolheram Al Maliki para substituir Ibrahim al Jaafari, premiê interino que havia sido o primeiro indicado, a quem os EUA se opunham.

Al Maliki --que mantêm estreitas ligações com Al Jaafari-- tem um prazo de 30 dias para apresentar seu gabinete para a aprovação do Parlamento.

Bush deve se reunir com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, para discutir a situação no Iraque. O presidente americano ofereceu condolências pela morte de quatro soldados canadenses ocorrida neste sábado no Afeganistão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Iraque elege sunita para presidência do Parlamento
  • Indicação de xiita para premiê é "marco importante" para o Iraque, diz Rice

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo iraquiano
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página