Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2006 - 21h46

Bush reafirma compromisso dos EUA com segurança de Israel

Publicidade

da France Presse, em Washington
da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, garantiu nesta quinta-feira que os Estados Unidos têm um "forte, duradouro e inquestionável" compromisso com a defesa da segurança de Israel, que recebeu ameaças do líder conservador iraniano.

"O compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel é forte, duradouro e inquestionável", frisou Bush, em um discurso em Washington a uma influente associação judaica.

Em meio a uma crescente crise pelo programa nuclear iraniano, o presidente Mahmoud Ahmadinejad, elevou sua retórica antiisraelense. Em outubro passado, ele já tinha declarado que Israel devia ser "varrido do mapa".

Na terça-feira (2), o Irã ameaçou atacar Israel em represália a qualquer "ação diabólica" dos Estados Unidos contra seu território.

Países ocidentais apresentaram na quarta-feira uma nova resolução ao Conselho de Segurança (CS) da ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de forçar o Irã a parar imediatamente seu processo de enriquecimento de urânio, mesmo sem especificar sanções.

Embaixadores da França e dos Estados Unidos disseram esperar que o CS adote resoluções contra o Irã antes da assembléia de ministros prevista para a próxima segunda-feira (8) em Nova York.

A decisão foi tomada após o Irã se negar a interromper o enriquecimento de urânio no último dia 28, prazo final [de 30 dias] dado ao governo iraniano pela ONU.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Irã busca apoio de países vizinhos para programa nuclear
  • Grupo islâmico Hizbollah defende ambições nucleares do Irã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página