Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 10h51

Começa a apuração definitiva de votos nas eleições mexicanas

Publicidade

da Efe, no México
da Folha Online

Os representantes dos 300 distritos eleitorais mexicanos começaram nesta quarta-feira a apuração definitiva dos votos das eleições de domingo passado, para determinar o vencedor da disputa, que ainda não foi decidida, informou o Instituto Federal Eleitoral(IFE).

O processo começou às 8h (10h de Brasília) sob a estreita supervisão de observadores dos partidos políticos. Os resultados finais devem ser divulgados pelo IFE até domingo.

Após uma apuração preliminar, o candidato presidencial conservador Felipe Calderón tem uma vantagem de 257.532 votos sobre o esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

Um total de 11.184 atas eleitorais com "inconsistências" foram registradas na recontagem, mas os 2,5 milhões de votos que continham não foram efetivamente incorporados, segundo o IFE.

A partir de hoje, todos os partidos revisarão "ata por ata" para esclarecer qualquer dúvida, segundo disse o IFE em um comunicado. As atas que apresentaram problemas continham erros de identificação, falta de legibilidade, entre outras irregularidades.

A contagem oficial tem como prazo máximo o próximo domingo (9), dia em que o IFE deve pronunciar um presidente eleito. A decisão pode ser impugnada pelo Tribunal Federal Eleitoral (Trife), que deverá emitir uma sentença até 6 de setembro.

Vantagem

Nesta terça-feira, as autoridades eleitorais mexicanas anunciaram uma redução na diferença entre os dois principais candidatos, após a soma de milhões de votos que não tinham sido contados na apuração preliminar.

Os resultados preliminares, divulgados na segunda-feira, tinham dado uma vantagem de 1,04 ponto percentual ao conservador Felipe Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN), sobre o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, da Aliança para o Bem de Todos.

Mesmo antes do início da apuração definitiva, o PAN solicitou às autoridades eleitorais que declarassem Calderón o vencedor da eleição. Germán Martínez, representante do partido no IFE, disse à imprensa que a apuração definitiva não vai impedir a vitória.

O Partido da Revolução Democrática (PRD), por sua vez, exigiu que o IFE esclareça o destino de 3,5 milhões de votos e das atas de 13 mil urnas não contabilizadas nos resultados preliminares.

Leia mais
  • Saiba como funciona o sistema de apuração de votos no México
  • Calderón mantém vantagem frente a López Obrador no México

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página