Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 23h05

Situação acusa esquerda de atrasar contagem dos votos no México

Publicidade

da France Presse, na Cidade do México

O partido governista Ação Nacional do México (PAN) denunciou nesta quarta-feira que o esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) está atrasando ao máximo a contagem oficial dos resultados presidenciais, sobretudo nos Estados que favorecem o candidato conservador Felipe Calderón.

"O PRD está atrasando deliberadamente a contagem, discutindo e impugnando cada ata nas zonas onde a votação nos é favorável", disse, em uma entrevista coletiva, Juan Camilo Mouriño, membro da campanha de Calderón.

Mouriño acrescentou que o PRD "quer criar uma falsa expectativa", porque na contagem oficial foram recebidos primeiramente os resultados das urnas do sul do México, onde a votação favorece o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador.

Às 19h (21h de Brasília), ainda faltava computar 84% das urnas da Baja California (noroeste); 74%, de Chihuahua (norte); 70%, de Aguascalientes (noroeste); e 78%, de Sonora, de acordo com informação do PAN.

"Houve discussão e alegações quase que por tudo", comentou, por sua vez, o porta-voz de Calderón, Maximiliano Cortazar. Os representantes do PRD "têm a forma de ir atrasando as atas dos Estados que nos favorecem", completou.

No início da apuração das atas em 300 distritos eleitorais em todo o México, os representantes da coalizão de esquerda começaram a impugná-las.

Às 17h20 (19h20 de Brasília), o Instituto Federal Eleitoral (IFE) tinha contabilizado 68,17% dos votos das eleições de domingo, que davam a López Obrador uma vantagem de 2,21 pontos percentuais em relação a Calderón.

Leia mais
  • Saiba como funciona o sistema de apuração de votos no México
  • Calderón mantém vantagem frente a López Obrador no México

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página