Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 07h52

Recontagem no México indica vitória de Calderón

Publicidade

da Folha Online

O candidato conservador Felipe Calderón comemorou nesta quinta-feira com centenas de simpatizantes a vantagem obtida nesta madrugada na apuração definitiva da eleição para presidente do México.

Efe
Com 97,7% dos votos apurados, Calderón tinha 35,66% contra contra 35,53% de Obrador
"Não quero me antecipar às autoridades eleitorais, mas a esta altura, o Partido Ação Nacional (PAN) está em vantagem e as urnas a apurar, entre elas 740 do Estado de Guanajuato, são na maioria favoráveis ao PAN", disse Calderón. "Quero realizar os desejos daqueles que votaram em mim e também dos que não votaram."

Com o 97,70% das mais de 130 mil seções eleitorais apuradas, Calderón tinha 35,66% dos votos, contra 35,53% de López Obrador.

Denúncia

Desde que foram fechados os centros de votação no último domingo (2) uma série de dúvidas a respeito da transparência do processo eleitoral passou a circular pelo país.

Um dia após as eleições os principais canais de televisão do país entrevistaram Felipe Calderón, que se autoproclamou presidente do país e anunciou sua proposta de "pacto nacional". Obrador também comemorou vitória.

A imagem do Instituto Federal Eleitora (IFE) foi abalada depois que um repórter fotográfico mexicano encontrou atas de votação e outros materiais eleitorais em um depósito de lixo no interior do Distrito Federal.

Ontem o PAN denunciou que o esquerdista PRD estava atrasando ao máximo a contagem oficial dos resultados presidenciais, sobretudo nos Estados que favorecem o candidato conservador Calderón.

O IFE ainda não determinou quanto tempo levará para finalizar a apuração. Se após a contagem das atas algum dos partidos políticos apelarem da decisão, o Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação (Trife) é quem se encarregará de legitimar a eleição.

Se assim for, a dúvida sobre quem será o próximo presidente do México se estenderá até o mês de setembro.

Leia mais
  • Saiba como funciona o sistema de apuração de votos no México
  • Calderón mantém vantagem frente a López Obrador no México

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página