Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2006 - 18h21

Obrador acusa PAN de ter armado fraude eleitoral no México

Publicidade

da France Presse, em Cidade do México

Andrés Manuel López Obrador, candidato de esquerda à presidência nas eleições mexicanas, acusou o governista Partido de Ação Nacional (PAN), do candidato vencedor, Felipe Calderón, de ter armado uma fraude eleitoral.

"Estamos diante de um caso típico de fraude eleitoral no México. O PAN aprendeu muito rápido as táticas fraudulentas do PRI (partido que governou o México durante sete décadas) e as superou", denunciou o ex-prefeito da Cidade do México, em entrevista à imprensa estrangeira.

"As práticas de compra de votos, de jogo com a pobreza das pessoas, da utilização do aparato (do Estado), da fraude nas urnas, isso não mudou", acrescentou.

A contagem oficial da autoridade eleitoral realizada entre quarta e quinta-feira refletiu uma vantagem de Calderón de quase 250.000 votos, que está à espera da validação definitiva do Tribunal Eleitoral, que antes deve estudar as denúncias dos partidos.

López Obrador reiterou que vai apresentar ante o Tribunal Eleitoral uma denúncia para que os votos sejam recontados e outras para compra de votos, excedente de gastos de campanha e intervenção das autoridades a favor de seu rival.

Leia mais
  • Novo governo mexicano terá Congresso mais dividido
  • Calderón diz querer relação construtiva com EUA, Cuba e Venezuela

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre López Obrador
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições mexicanas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página