Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2006 - 07h48

Kim Jong-Il afirma que não fará concessões aos Estados Unidos

Publicidade

da Efe, em Seul

O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-Il, afirmou que não fará nenhuma concessão aos Estados Unidos, mesmo com a pressão internacional que aumentou após o lançamento de mísseis na quarta-feira passada, segundo a agência Yonhap.

Em sua habitual retórica, Kim chamou os Estados Unidos de "agressor imperialista" e prometeu que não fará "a mínima concessão" a Washington.

O dirigente comunista afirmou que pensa "responder às represálias com represálias" e, após assegurar que está disposto a uma "guerra total", acrescentou que suas palavras "não são em vão".

A Coréia do Norte ignorou os pedidos dos Estados Unidos e do Japão para acatar a moratória sobre os mísseis de longo alcance e lançou sete mísseis na quarta-feira passada, um deles um Taepodong-2 capaz de atingir o Alasca.

O Japão e os Estados Unidos propuseram sanções contra a Coréia do Norte nas Nações Unidas, mas China e Rússia, que têm poder de veto no Conselho de Segurança do organismo, devem se opor à medida.

Washington enviou à Ásia o subsecretário de Estado norte-americano, Christopher Hill, para coordenar posições em relação à reação dos países da região diante do regime de Pyongyang e tentar retomar as negociações multilaterais da China sobre a crise nuclear.

Hill, principal negociador norte-americano nas reuniões com seis integrantes (as duas Coréias, EUA, Rússia, Japão e China) se reuniu no sábado em Seul com o negociador sul-coreano no diálogo multilateral, Chun Yung-woo, e também encontrou-se com o ministro de Assuntos Exteriores daquele país, Ban Ki-moon.

O funcionário, que ressaltou que o importante é enviar uma mensagem ao regime norte-coreano com "uma só voz", viajará hoje a Tóquio para analisar a situação com as autoridades japonesas. Em seguida, partirá para Moscou.

Leia mais
  • Excêntrico, líder da Coréia do Norte é hábil estrategista
  • Teste da Coréia do Norte não fere acordo ou texto internacional
  • Saiba mais sobre o míssil norte-coreano Taepodong-2

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página