Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2006 - 19h24

Governo negocia com companhias aéreas resgate de brasileiros

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

A Anac (Agência Nacional de Avião Civil) negocia com as companhias aéreas brasileiras "vôos humanitários" para resgatar os brasileiros que estão no Líbano e correm risco devido ao conflito com Israel. A informação é do embaixador Everton Vieira Vargas, coordenador do grupo de trabalho de apoio aos brasileiros no Líbano.

"Estamos muito animados com essa possibilidade, embora estejamos pensando em outras alternativas. Mas essa é a que melhor se encaixa na nossa necessidade pelo percurso e porque são aviões de grande porte", disse.

Vargas espera que esse acordo possa ser fechado já na segunda-feira. Dessa forma, haveria a possibilidade de na próxima quarta-feira um vôo de uma empresa comercial buscar os brasileiros em Damasco (Síria). Um comboio com 405 pessoas parte do Líbano, da região do vale de Bakaa, na segunda-feira pela manhã com destino a capital da Síria.

No entanto, como é alta temporada, as empresas brasileiras estão com todos os aviões em operação.

A assessoria de imprensa da Anac não foi localizada para comentar a informação do embaixador.

O embaixador lembrou que o vôo que está sendo negociado pela Anac é de caráter humanitário, ou seja, não haverá cobrança de passagem.

Para ele, essa saída é importante porque as companhias comerciais têm aviões com um maior número de lugares dos que os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) e maior autonomia de vôo.

Ele confirmou que a Varig entrou em contato com o governo brasileiro, mas descartou a possibilidade de um militar levar até Damasco um dos aviões da companhia --a Varig está com diversas aeronaves paradas. Isso porque as aeronaves são arrendadas e as empresas de leasing e seguradoras impõem uma série de exigências para o uso desses aviões.

Leia mais
  • Bush pede que líderes do Oriente Médio pressionem Hizbollah
  • Israel afirma controlar aldeia ao sul do Líbano
  • ONU pede criação de corredor humanitário no Líbano

    Especial
  • Enquete: que governo ou órgão pode barrar ou ajudar a minimizar os conflitos?
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página