Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2006 - 08h17

Rice diz que voltará ao Oriente Médio no momento adequado

Publicidade

da Efe, em Kuala Kumpur
da Folha Online

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse hoje em Kuala Lumpur que voltará ao Oriente Médio no momento "adequado".

Ela esteve na região no início desta semana, onde reuniu-se com o premiê libanês, Fuad Siniora, com o premiê israelense, Ehud Olmert, e o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas.

A visita teve por objetivo dar fim à crise entre Israel e Líbano, que teve início no último dia 12, após o grupo terrorista libanês Hizbollah seqüestrar dois soldados israelenses. Desde então, a violência já deixou cerca de 440 mortos no Líbano [entre eles mais de 380 civis, 20 soldados libaneses e 35 terroristas] e mais de 50 mortos em Israel [19 civis].

"Vou retornar ao Oriente Médio, a questão é quando será adequado para mim fazê-lo", disse Rice em uma breve entrevista coletiva junto ao ministro malaio de Assuntos Exteriores, Syed Hamid Albar.

Rice afirmou que o objetivo dos Estados Unidos com relação ao conflito entre Israel e o Hizbollah é "acabar logo com a violência, o que significa que deve-se fazer com que as partes estabeleçam condições para que se possa declarar em breve um cessar-fogo".

A secretária lembrou que a chave para avançar "é a extensão da autoridade do governo libanês para todo o território, o aumento das forças libanesas e a aplicação de um programa para reformá-las, além do posicionamento de uma força multinacional sob mandato das Nações Unidas". "Antes de retornar [ao Oriente Médio] deve fazer-se um trabalho na região".

A secretária de Estado participou nesta sexta-feira do Fórum Regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), conferência anual que trata de assuntos de segurança e da qual são membros 25 países e a União Européia (UE).

Leia mais
  • Ouça relatos de brasileiros no Líbano e em Israel
  • Veja cronologia dos confrontos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise entre Israel e Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página