Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 14h06

Cruz Vermelha compara força de tufão na China com a do Katrina

Publicidade

da Efe, em Genebra

A Federação Internacional da Cruz Vermelha afirmou nesta sexta-feira que a força do Samoai, que atinge o litoral sul da China, tem a mesma magnitude que o Katrina, que castigou Nova Orleans no ano passado, e afirmou que o fenômeno deixou a área rural do país em uma situação "muito delicada".

"Mais de 1,5 milhão de pessoas foram removidas antes da tempestade, que se reduziu a um tufão de categoria quatro assim que tocou a terra, o que eqüivale à mesma força do Katrina quando atingiu o litoral do golfo americano no ano passado", afirmou em entrevista coletiva a porta-voz do organismo, Antonella Notari.

O Saomai, o pior tufão dos últimos 50 anos no país, chegou na tarde de quinta-feira ao litoral da Província de Zhejiang, no leste, e afetou também a Província de Fujian, causando a morte de pelo menos 111 pessoas, deixando outras 149 desaparecidas e destruindo 54 mil casas e 122 mil hectares de cultivo.

Os danos nos sistemas de comunicação e energia não permitem calcular de forma "precisa" seu alcance, mas, segundo a organização, "a inundação chega em um mês de seca em várias áreas do sudeste chinês e a combinação dos dois está deixando a área rural chinesa em uma situação muito delicada".

A Federação Internacional da Cruz Vermelha, que iniciou a distribuição de cobertores, remédios e outro material básico, recebeu até agora cerca de US$ 2,5 milhões para possibilitar a reconstrução do país.

Leia mais
  • Pior tufão dos últimos 50 anos deixa 100 mortos na China
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o tufão Saomai
  • Leia o que já foi publicado sobre tufões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página