Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 22h58

Governo libanês se reúne no sábado para discutir resolução da ONU

Publicidade

da France Presse, em Beirute
da Folha Online

O governo libanês deverá se reunir neste sábado para examinar a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira sobre o conflito no Oriente Médio, que pede o fim imediato das hostilidades, informou uma fonte oficial.

De acordo com a fonte, que pediu para não ser identificada, citada pela France Presse, o governo se reunirá neste sábado e posteriormente fará um pronunciamento sobre a resolução aprovada.

O Conselho de Segurança (CS) da ONU aprovou por unanimidade nesta sexta-feira uma resolução que pede o fim dos confrontos entre Israel e o grupo terrorista libanês Hizbollah e a retirada das tropas israelenses do Líbano.

A resolução, que também autoriza o envio de 15 mil soldados de uma força de paz das Nações Unidas, foi aprovada depois de mais de quatro semanas de violência no Oriente Médio.

Esta aprovação pelo CS é a primeira ação significativa adotada pelo organismo para tentar pôr fim à guerra no Oriente Médio.

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, aceitou os termos da resolução que prevê um cessar-fogo no Líbano, mas dará continuidade à ofensiva contra o grupo terrorista Hizbollah até que o gabinete israelense aprove a trégua, informaram nesta sexta-feira autoridades israelenses.

Olmert, o ministro da Defesa Amir Peretz e a ministra de Relações Exteriores Tzipi Livni concordaram com os pontos do projeto de resolução apresentado hoje no Conselho de Segurança (CS) da ONU, de acordo com fontes do governo citadas, sob a condição de anonimato, por agências de notícias.

Gideon Meir, alta autoridade da chancelaria israelense, declarou que Olmert vai discutir com seu gabinete os termos do acordo em sua próxima reunião, neste domingo (13).

Fontes do governo, no entanto, explicaram que a ação militar irá continuar até a votação no domingo.

Leia mais
  • ONU aprova resolução pedindo fim dos combates no Líbano
  • Veja cronologia dos confrontos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  • Enquete: tropas libanesas podem barrar a violência entre Israel e Hizbollah?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página