Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2006 - 19h21

Defesa israelense determina instalação de sistema antimísseis

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz, ordenou nesta quinta-feira aos comandantes militares que iniciem a instalação de um sistema antimísseis capaz de deter mísseis de curto alcance, muito usados pelo grupo terrorista libanês Hizbollah durante o conflito com Israel.

A informação foi divulgada na versão eletrônica do jornal "The Jerusalem Post", segundo o qual o anúncio foi feito por Peretz em uma reunião que manteve hoje com chefes militares em Tel Aviv.

Ao contrário dos demais sistemas --que funcionam apenas para mísseis de longo alcance--, este mecanismo de defesa deverá interceptar mísseis como os do tipo Katyusha, muito utilizados pelos palestinos em Gaza e pelo Hizbollah, que lançou cerca de 4.000 deles durante o conflito.

O ministro também ordenou ao chefe do Estado-Maior do Exército, Dan Halutz, que garanta treinamento adequado e equipamentos para os reservistas para prepará-los para um próximo conflito.

Muitos reservistas israelenses se queixaram de não terem sido treinados adequadamente e de problemas de abastecimento.

O próprio Halutz reconheceu hoje, em carta aos combatentes israelenses, que a guerra revelou "deficiências em várias áreas: na logística, no sistema operacional e no comando".

"Estamos decididos a estudar essas deficiências, e também os êxitos da operação, com honestidade e rapidez", diz a nota.

Cerca de 150 reservistas foram aos escritórios do governo em Jerusalém na tarde de hoje para denunciar os erros na condução da guerra.

Leia mais
  • Reforço de tropas só chega ao Líbano na próxima semana
  • Veja cronologia dos confrontos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  • Enquete: Israel e Hizbollah cumprirão a resolução de cessar-fogo da ONU?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página