NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Márcia Fukelmann
marciafk@uol.com.br
  10 de novembro
  Até o santo desconfia
 
Dietas, religiões e gostos nem sempre se discutem.

Recrutar adeptos às duas primeiras menções requer muito argumento, saliva e, às vezes, demonstrações num "show-room" de resultados, de corpo e alma.

A graça então concedida é de santo Expedito, das causas urgentes; de são Judas, das causas impossíveis e de todos os santos e seus pais, mães, orixás e outros ícones que "visitam a Terra" no intuito de resolver nossos problemas de comuns mortais, passíveis de sortes e algumas encrencas.

Santo nenhum bate a porta com a mesma intensidade que usamos para abrir a porta da geladeira num mergulho de boca aberta à solução das nossas ansiedades.

Aí vem o item dietas "sagradas": cada um defende a sua com unhas e dentes (preferencialmente com dentes) e dá nomes especiais a novas rotinas que tiram o glutão do pecado, mas pecam por serem perecíveis em seus princípios.

Dietas da "só sopa", do "só arroz integral", do "só carboidrato", do "só suco", do "só grão", do "só bola", do "nada de pão", do "nada de açúcar", do "nada de carne", do "nada de leite", do "nada de gordura" são dietas que, além de empenho, confiança, sacrifício e fé, almejam em comum a subtração dos quilos excedentes ou de um processo de "desintoxicação" das impurezas ingeridas e combate aos desconhecidos "radicais livres".

Dietas ortodoxas a longo prazo costumam se virar contra o feiticeiro e ter seus dias de espelho e glória contados. Abstraia os problemas sérios de obesidade, pois, tratando-se de patologias desses ou outros gêneros, é necessário acompanhamentos e procedimentos terapêuticos personalizados.

Dietas bem-sucedidas costumam limitar o consumo de alguns itens e quantidades de produtos alimentícios, aproximando-se cada vez mais da harmonização das propriedades dos alimentos com a rotina de cada um.

Não adianta comer salada por um mês, e no trigésimo primeiro dia entregar-se à fúria de devorar um quilo de picanha. Mesmo porque, o desequilíbrio protéico e vitamínico conseguido a duras penas, somado à magreza obtida de passagem, trazem à saúde prejuízos em dobro. Aí então não tem santo que faça milagre.

Vamos aproveitar as virtudes que as estações de climas quentes proporcionam, comendo de tudo um pouco, moderadamente, priorizando frutas, legumes, verduras, carnes magras, molhos leves, eliminando o uso de gorduras animais, frituras e alimentos de difícil digestão. Incluir na rotina exercícios ou caminhadas diárias também vai ajudar a conquistar bons resultados.

Sacrificar o prazer de comer ou ter a comida como maior inimigo é um pecado que nem Deus perdoa.



SUGESTÃO DE DIETA PARA UM DIA DE VERÃO


Café da manhã:

- 1 grapefruit ou laranja-bahia ou lima da Pérsia (comer com o bagaço)

- 1 iogurte natural com 1 colher de sopa de Musli ou Granola

- 1 fatia de pão integral com queijo cottage

- 1 xícara de café com um pouquinho de leite (pra dar uma cor)


Almoço:


- 1 filé de linguado ou pescada branca (160 g), assado ou no vapor ou na grelha (pode-se administrar azeite extravirgem, ervas frescas, gengibre ou shoyu...).

- Legumes no vapor ou refogados em azeite de oliva, sal, alho e salsa.

- Salada de folhas variadas, tomate, cenoura ou pimentões vermelhos sem pele (pode-se temperar com molho de iogurte, ou de laranja com shoyu, ou de azeite e alho...).

- 2 colheres de arroz branco ou integral ou selvagem


Sobremesa:


- Gelatina natural feita com frutas frescas ou

- 1 pêra cortada em leque com raspas de limão e uma colher de chá de mel ou

- 1 rodela generosa de abacaxi com raspas de limão


À Tarde:


- 50 g de biscoitos de polvilho ou

- 1 pote pequeno de pipoca de microondas ou

- 1 fruta e

- 1 suco de melancia ou de limão

- 1 café


Jantar:


- 1 prato de sopa fria de alho-poró e batata (sem creme de leite)

- 100 g de espaguete com ½ tomate picado, 100 g de rúcula picada, ½ dente de alho amassado, 1 fio de azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta-do-reino moída na hora. (Misture os ingredientes frios à massa quente)

- 1 bola de sorvete de maracujá regado com uma colher de chá de pinga e folhas de hortelã.


Leia colunas anteriores

03/11/2000 - Aos vivos, um menu de finados
27/10/2000 - Slow Food X Fast Food
20/10/2000 - Cartas na mesa
13/10/2000 - É Batata
06/10/2000 - A voz do polvo

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.