NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Marcelo Leite
cienciaemdia@marceloleite.jor.br
  27 de novembro
  Ciência em dia
 

Kyoto, QI de ameba e o clima

Até hoje recebo mensagens de leitores desta coluna e/ou eleitores de Paulo Maluf irritados com o texto de 2 de outubro, em que falava do QI de amebas. Mensagens como a de Leory: "Quando entramos no seu site queremos apenas ciência. A suja política é assunto para outros colunistas em outras colunas".

Concordo com a irritação, justa, mas não com a conclusão. E o fracasso da reunião sobre o clima mundial, encerrada sábado em Haia, é a melhor prova de que ciência e política andam juntas, sim. Cada vez mais.

Os delegados de 185 países reunidos na cidade holandesa tinham a incumbência de formular as regras práticas para o cumprimento das metas fixadas há três anos, no Japão, para combater a mudança climática. Pelo chamado Protocolo de Kyoto, países desenvolvidos deveriam, até 2012, cortar 5,2% em média de suas emissões de gases-estufa.


Deu em nada. Após duas semanas de negociações enervantes, em que houve até torta de creme lançada na cara do negociador-mor dos Estados Unidos, Frank Loy, tudo que os delegados conseguiram foi adiar a discussão para maio. A conferência naufragou na incapacidade de EUA e União Européia chegarem a um acordo sobre o papel das florestas.


Se a torta foi ou não uma sujeira política, fica para outros discutirem. Interessa é chamar a atenção para o fato de que esse impasse só pôde prosseguir -primeiro em Buenos Aires e agora em Haia- por causa da inapetência e da ignorância científica por parte do público.

Dito de outro modo: o descaso com as previsões da melhor ciência -que o mundo vai aquecer-se até 6 graus Celsius e o mar, elevar-se até 75 cm, em cem anos- tem consequências políticas. Planetárias.

A Amazônia, maior floresta tropical do globo, está bem no centro desse debate. Você faz alguma idéia de qual é a posição do governo brasileiro a respeito disso, que pontos de vista defendeu em Haia?


Imagem da semana

Divulgação/INPE
RAIO COM HORA MARCADA - Na foto da esquerda, foguete é lançado de uma base do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Cachoeira Paulista (SP) em direção a uma nuvem de tempestade, deixando um rastro no céu. À direita, segundos depois, raio atinge o foguete e a descarga elétrica percorre um cabo (parte reta da trajetória). Ao alcançar um isolante, volta a um percurso aleatório em direção ao solo. Foi o primeiro raio artificial do mundo em área tropical. Leia mais sobre a pesquisa do Inpe na reportagem de Salvador Nogueira para a Folha.


Site da hora

A revista norte-americana "Science" vem publicando uma série bem pluralista de ensaios sobre ciência e sociedade. Um dos textos é do escritor best seller Michael Crichton, autor de "Parque Jurássico" (que deu origem ao filme).

Se o leitor me permite um instante de corporativismo, pretendo concordar com Crichton quando diz que não são jornalistas que não entendem cientistas (o que pode até acontecer), mas vice-versa. Ele dá a seguinte bronca nos pesquisadores:

"Esse é um grande campo [o da ciência natural], com grandes talentos e grande poder. É tempo de assumir seu poder e encarar a responsabilidade de fazer sua mensagem chegar ao mundo em expectativa. Não é tarefa de ninguém mais, só sua. E ninguém pode realizá-la tão bem quanto você."


Aviso aos navegantes

Algumas das páginas de Internet indicadas exigem registro, assinatura ou pagamento para acesso a seu conteúdo. No caso dos artigos científicos, a maioria é escrita em inglês. E note que certos recursos desta coluna, como o botão de interrogação, não funcionam com o navegador Netscape.

Se você quiser receber por e-mail avisos semanais sobre o conteúdo da coluna, envie mensagem com a frase "incluir na lista". Comentários e sugestões são igualmente bem-vindos.


Leia colunas anteriores
20/11/2000-
Efeito estufa vai afogar e torrar os pobres
13/11/2000 - Clima ruim na ágora de Haia
06/11/2000 -
O revide do Golias genômico
30/10/2000 - O valor da floresta e o sexo dos anjos

23/10/2000 - Está na hora de todos lucrarem com a Amazônia

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.