NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  13 de setembro
  Eu amo o Rock in Rio
 

Quando é para meter o pau eu sou o primeiro a botar o dedo na tecla do computador. Mas, quando merece, vamos dar o crédito.

É claro que o título acima é uma irônica forçada de barra, mas merece louvor o anúncio da vinda das bandas Queens of the Stone Age e Deftones para o Rock in Rio 3.

Não deixa de ser bem esquisito imaginar que a organização do festival do James Taylor e Milton Nascimento, e do qual a Xuxa é embaixadora, sente-se à mesa e imagine assim: "Precisamos trazer um grupo novo, de vanguarda. Que tal o Queens of the Stone Age?".

Com certeza o grupo foi oferecido por algum conchavo de gravadora ou empresário, mas isso não importa.

Importa é que com o Stone Age e o Deftones, na somatória do bom rock (Foo Fighters, R.E.M. e Chili Peppers), o festival já faz por merecer um investimento.

Tudo bem, acho que seria bem fácil, até, trazer mais bandas decentes para o festival. Tem muito grupo bom que adoraria trocar o frio de lascar do inverno europeu ou americano pelas praias e o clima quente do Rio de Janeiro.

Tudo bem também que seria legal pensar em trazer algum nome forte da eletrônica que tem parentesco com o rock. Moby seria maravilhoso. Apollo 440 tem mais rock que todas as bandas mainstream brasileiras somadas.

Mas, repetindo, com Foo Fighters, R.E.M, Chili Peppers, Deftones e principalmente Queens of the Stone Age, o lema é: Rio de Janeiro, aqui vou eu. Inclua-me dentro.

Queens of the Stone Age



Banda do cantor/guitarrista Josh Homme, que até 1995 comandava a cultuada banda de garagem Kyuss. Algo como um Soundgarden ou um Dinosaur Jr. menos dramático, o QOTSA, banda mais ou menos de Seattle, faz o apelidado "robot rock" (a invenção é do próprio Homme), uma barulheira repetitiva, hipnótica, guitarra minimalista da melhor qualidade.

Deftones

Banda californiana praticante do chamado "rock adidas", que mistura hip hop com hardcore com funk com heavy metal. Parente próximo de Limp Bizkit e Korn, o Deftones faz um clima pesado e arrastado melhor que seus "primos".

 

*

EU AMO O RADIOHEAD

Se você tem o pé no futuro e o Napster e a Pop Dez (a rádio desta coluna) são coisas próximas ao seu cotidiano, saiba que já é possível impressionar os amigos e dizer que ouviu faixas do aguardadíssimo novo álbum do Radiohead, "Kid A", que só sai no mês que vem.

O disco é feito para salvar almas, transportá-las para novas dimensões. É mais para o clima viajante de "OK Computer" do que para a rockice de "Pablohoney".

Em andanças em Londres há algumas semanas, caiu na minha mão um pirata com 14 faixas selecionadas da turnê européia do grupo nos mês de junho/julho. A maioria vai estar no disco novo. Outras frequentarão os "lado B" de singles.

Então, na rádio Pop Dez desta semana, é ouvir Radiohead novo e correr para o abraço. O caminho das pedras é aqui .

*

EU AMO O SMASHING PUMPKINS

Nem tanto. Mas que a banda é bacana quando o Billy Corgan não acha que tem que ser virtuoso e resolver os problemas do mundo, isso é muito verdade.

Enquanto a banda não acaba e não confirma de vez o showzinho no Brasil em novembro, está à disposição no site dos caras um discaço novo:

"MACHINA II/THE FRIENDS & ENEMIES OF MODERN MUSIC", assim, em letras maíusculas.

Um tratado de Billy Corgan, como o nome diz, sobre os amigos e inimigos da música moderna, seja lá o que isso significa.

Está dando sopa no site dos caras, no http://mb.smashingpumpkins.com, para download grátis.

São 25 faixas, esperando por sua pirateada consentida pelos próprios donos. Uma das canções recomendadíssima por essa coluna é a ótima "Glass Theme" (Spacey), que você pode ouvir na Pop Dez, na programação que entra hoje à noite no ar.

A lista do novo Smashing Pumpkins está toda aqui.

'Slow Down'

'Vanity'

'Saturnine'

'Glass' Theme (spacey)'

'Soul Power'

'Cash Car Star'

'Lucky 13'

'Speed Kills' (alt. heavy)

'If there is a god' (piano)

'Try, Try, Try pop tart what's the matter'

'Heavy Metal Machina' (alt. mix)

'Glass' Theme'

'Cash Car Star'

Dross

'Real Love'

'Go'

'Let me give the world to you'

'Innosence'

'Home'

'Blue Skies bring tears (rawk version)'

'White spider'

'In my body'

'If there is a god (produced full band)'

'Le Deux Machina' (Synth)

'Here's to the atom bomb II'

*

EU AMO A BRITNEY SPEARS

Estou brincando, claro. Eu sei que é a segunda vez na coluna que eu elogio a mulher e tal, por causa daquela história das covers que ela inspira. Mas vocês viram ela na entrega do MTV Movie Awards?

Falando em MTV Movie Awards, que é cheio da mesma papagaiada da versão filial brasileira, mas bem mais divertido...Melhores momentos:

* Gisele Bundchen rocks

* Eminem matou a pau

* O Shawn Fanning, criador do Napster, o moleque que revolucionou a música neste final do século, todo tímido, de bonezinho. E COM UMA CAMISETA DO METTALICA.

*

RESULTADO DA PROMOÇÃO

De cara, os vencedores do sensacional álbum novo do Grandaddy, "The Sophtware Slump", alt-country da melhor qualidade que está sendo lançado no Brasil pela Roadrunner Records.

Fernanda Canetti,. de São Paulo (acho)

Daniel Askera, também de SP (também acho)

Fernando Sugeta, de Londrina, PR

Ana Luisa Toledo de Barros, SP

Paulo (PC), Rio de Janeiro, RJ


Agora a sacanagem

O número de e-mails sobre os três melhores discos de todos os tempos abarrotou a minha caixa-postal (123 votos), me impediu de responder a todos e me fez pensar em destacar o resultado da promoção de um modo legal na coluna da próxima semana. Então, o resultado da enquete rola quarta que vem. Quem quiser votar ainda, mas sem concorrer a prêmio, será bem-vindo.

A enquete que vai dar prêmio rola abaixo.

*

PROMOÇÃO DA SEMANA

Vocês perceberam que eu ando muito romântico, meio Roberto Carlos, não? Amo um monte de coisas.

Então, para concorrer a três CDs da banda Sonic Youth (o mais recente do grupo, "NYC Ghosts & Flowers"), para esquentar o clima para a vinda ao Free Jazz do lendário quarteto nova-iorquino, quero saber o seguinte:

Na música, no cinema, na cultura pop em geral, quem você está amando? Dilacere seu coração, veja o que tem dentro e mande a resposta para lucio@uol.com.br.

*

POP 10, A RÁDIO

Hoje à noite, o melhor desta coluna, a fina flor do pop, o creme da música recente:
Radiohead novo, Smashing Pumpkins novo, Brincando de Deus novo e o novo Queens of the Stone Age.

E até a próxima


Leia colunas anteriores

06/09/2000 - A agenda da felicidade
31/08/2000 - Sou um Zé mané
23/08/2000 -
Juventude Sônica X Juventude Sonífera
16/08/2000 - Beavis e Butt-Head analisam o Brasil
09/08/2000 - Tudo o que você precisa é amor


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.