Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2008 - 11h40

"Brasil tem muito a fazer por Cuba"; ouça Eliane Cantanhêde

da Folha Online

O Brasil terá um papel importante na transição de Cuba pós-Fidel Castro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem muito a fazer para construir um diálogo entre a ilha e os Estados Unidos.

Eliane Cantanhêde, colunista da Folha e da Folha Online, diz que certamente o Brasil não estará sozinho nesta empreitada. "Ele poderá consolidar uma preciosa aliança com a Espanha e o México, por exemplo. Todos tentando neutralizar a retórica bélica do Venezuelano Hugo Chávez contra os EUA." Ouça outros podcasts de Eliane Cantanhêde.

Eliane Cantanhêde

Segundo a colunista, este tipo de mentalidade era compatível durante o período em que Fidel esteve no poder, mas, com a tentativa do Raúl Castro se firmar, o discursso chavista atropela Cuba e sua necessidade de se integrar ao mundo, o que significa dialogar com os EUA também.

"É um momento de construção, um momento de elogiar, até de comemorar toda simbologia de Fidel, seu lado humanista, libertário. Mas construindo na prática um futuro para Cuba, a ilha que tanto mobilizou gerações", conclui Eliane.

Quer ser avisado dos podcasts da Eliane Cantanhêde? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página