Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2008 - 18h06

Obama é inexperiente em assuntos internacionais; ouça professor da UnB

da Folha Online

Hillary é mais velha e tem mais experiência política e profissional como advogada. Já Obama é mais jovem, "só foi senador estadual e federal" e é inexperiente em assuntos internacionais.

As informações são de David Fleischer, cientista político e professor da UnB (Universidade de Brasília), que comenta o perfil dos dois candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos neste podcast. Ouça outros podcasts sobre as eleições nos EUA.

David Fleischer

Fleischer, norte-americano naturalizado brasileiro há 13 anos e eleitor nos Estados Unidos e no Brasil, diz que são grandes as diferenças entre Hillary e Obama, "além das físicas".

"Ele nunca visitou nenhum país da América Latina, nem o México, por exemplo. E a Hillary, com seis anos no Senado e oito anos como primeira-dama, tem uma experiência em termos de relações exteriores bem mais ampla", explica o cientista político.

De acordo com o professor, os dois candidatos pregam mudanças na política americana, mas Obama é mais radical e abrangente em suas propostas. Fleischer conta que outro fator comum nos discursos deles é a questão de saúde pública e do Nafta (Acordo de Livre-Comércio da América do Norte), para a diminuição dos impactos sobre a classe trabalhadora.

Obama, a favor de uma retirada total das tropas no Iraque, crítica o posicionamento de Hillary por ter apoiado inicialmente a votação favorável à invasão, mas ainda não era senador quando foi realizado este pleito.

Quer ser avisado dos podcasts sobre as eleições nos EUA? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página