Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2008 - 10h13

Juiz Rocha Mattos perde o cargo; ouça Frederico Vasconcelos

da Folha Online

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região determinou nesta terça-feira (11) a perda do cargo de magistrado do juiz federal João Carlos da Rocha Mattos.

Mentor da quadrilha desarticulada na Operação Anaconda, o juiz perdeu o foro privilegiado e o direito a prisão especial por abuso de autoridade e denunciação caluniosa, numa ação que nada tem a ver com a Anaconda. O TRF apenas cumpriu decisão da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal).

Frederico Vasconcelos, repórter especial da Folha e responsável por um blog que reúne textos investigativos, convida o leitor a pesquisar outros fatos paralelos ao episódio, que não tiveram espaço na mídia. Ouça outros podcasts com a participação de Frederico Vasconcelos.

Frederico Vasconcelos - 13/03/08

"Eu me refiro às várias tentativas de postergar uma decisão judicial. Tomada pelo Supremo, ela foi antecedida por uma divergência entre o MPF (Ministério Público Federal) e o Tribunal Regional Federal, com sede em São Paulo, sobre o momento em que deveria ser executada uma condenação lá atrás, que já previa a perda do cargo do juiz", conta o jornalista.

Para Vasconcelos, esse não é um fato isolado. "Nessa discussão sobre o direito que os acusados têm de fazerem a defesa mais ampla possível, o outro lado da moeda é a clara visão de que esses recursos chegam ao ponto de se tornarem abusivos. Neste sentido, a decisão do Supremo é interessante porque houve o reconhecimento de que isso ocorreu."

Quer ser avisado dos podcasts do Frederico Vasconcelos? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página