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Inimigo da educação

DO EDITOR-ADJUNTO DE “CARREIRAS”

O norte-americano Dale Stephens, 21, largou o colégio aos 12 anos por não querer "perder tempo com coisas monótonas". Estudou em casa e em grupos de alunos, fez estágios, conseguiu entrar na faculdade e largou o curso após menos de um semestre.

Stephens é frequentemente convidado pela mídia americana, incluindo o jornal "The New York Times" e a rede de TV CNN, para falar sobre por que a universidade é uma "perda de tempo".

E fatura com isso: o jovem participou da primeira turma da Thiel Fellowship, uma bolsa de US$ 100 mil (R$ 226 mil) concedida por Peter Thiel, o fundador do PayPal que se tornou um megainvestidor.

O benefício é concedido a jovens que não desejam estudar na universidade e, em lugar disso, desenvolver seus sonhos empresariais.

Agora, Stephens montou um negócio em torno da sua falta de experiência acadêmica e quer estimular outros jovens a fazer o mesmo.

A organização que ele criou, a UnCollege, lançou um programa que cobra US$ 13 mil (R$ 30 mil) de jovens interessados em largar a faculdade por um ano e "aprender a aprender por si mesmos".

As atividades incluem aulas em San Francisco (EUA) sobre temas como comunicação avançada, negociação e autoavaliação. Thiel deve ser um dos professores.

"São coisas que você deveria aprender na escola, mas ninguém se interessa por ensinar", disse o jovem à Folha.

Ele esteve no Brasil na semana passada para dar palestras na escola de negócios Perestroika.

O programa da UnCollege também inclui uma viagem a um local para o qual o participante nunca tenha ido, estágios em empresas e a confecção de um projeto.

Stephens diz que a organização recebeu cerca de 200 inscrições para o curso -grande parte dos interessados está terminando o ensino médio e quer adiar a entrada na faculdade.

Ele reconhece que pode ser difícil investir em um sistema de educação criado por alguém tão jovem e sem experiência.

"Eu concordo que pode não ser a coisa mais racional do mundo, mas eu não estou dizendo que vou ensinar algo que está no sistema [na educação formal], mas algo que está fora", diz.

O americano diz que a ideia não é ter lucro com o programa, mas, sim, "criar um negócio sustentável".

Sobre ter largado os estudos, o jovem reconhece ser "bem preguiçoso". "Não quero fazer coisas nas quais não vejo sentido."


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