Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desktop

De todos os lados

FILIPE OLIVEIRA DE SÃO PAULO

Uma empresa de São Paulo que desenvolve tecnologias para aviões, com sistemas usados no controle de câmeras e iluminação da aeronave, está investindo na produção de imagens em 360 graus.

O produto surgiu como uma forma de diversificar as receitas, diz Márcio Toma, 41, sócio da Excelchip. "Estávamos focados principalmente em oferecer soluções sob demanda. Mas, quando o serviço acaba, o dinheiro também para de entrar."

A empresa criou um mecanismo que usa 72 câmeras e um software que sincroniza os disparos para criar as fotos. A aplicação pode ser usada, por exemplo, para permitir que um consumidor veja todos os lados de um produto ao selecionar uma foto na internet e movimentá-la com o mouse.

Segundo Toma, entre os prováveis clientes do sistema, chamado Camera360, estão o mercado publicitário, promotoras de eventos e lojas na internet.

A empresa ainda não divulga sua política de preços, mas deve oferecer tanto o serviço de fotografias sob demanda e também a venda do equipamento.

O sócio Andrés Farfán, 35, conta que o desenvolvimento do produto levou um ano e meio e teve investimentos de R$ 80 mil. A empresa faz parte da incubadora de negócios Cietec, ligada à USP.

O principal desafio no desenvolvimento do produto foi fazer com que as câmeras fossem acionadas simultaneamente e montassem as imagens tridimensionais em poucos minutos, conta Farfán.

No futuro, a empresa tem planos de permitir a criação de vídeos em 360 graus --nos quais seria possível escolher diferentes ângulos para ver a imagem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página