Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desktop

Real X Digital

Precisei de 5.127 protótipos para criar o aspirador de pó sem saco

REINALDO CHAVES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em setembro, a tradicional escola de pós-graduação Royal College of Art, em Londres, inaugurou o Edifício Dyson, iniciativa do programa de incubadoras da instituição para apoiar empresas iniciantes focadas em invenções baseadas em conhecimento de engenharia.

O nome do prédio é uma homenagem ao inventor bilionário James Dyson, 65, que doou £ 5 milhões (R$ 16,3 milhões) para a construção. Ele falou à Folha por e-mail.

Folha - Por que é importante apoiar invenções que têm a engenharia como base?
James Dyson - Os focos em serviços e nos negócios digitais é uma ameaça para a economia. Recentes números do PIB no Reino Unido mostram que 76% da nossa economia é baseada no setor de serviços. Os jovens devem ser incentivados a ajudar a melhorar as exportações também.

Muitos engenheiros e designers preferem trabalhar em dispositivos digitais. O que o sr. pensa disso?
O digital é bom, mas não por conta própria. Temos de nos concentrar na criação de produtos -exportações tangíveis- o que contribuirá para crescimento de longo prazo da economia.

O sr. é um exemplo?
Sim. Precisei de 5.127 protótipos e cinco anos para aperfeiçoar o aspirador de pó sem saco. Vinte anos depois, tenho equipe de 750 engenheiros. Nós encorajamos o fracasso porque dá resultado.

Brainstorm

ideias compartilhadas

Marcelo Tripoli
presidente da agência iThink

O presidente da agência de publicidade iThink, Marcelo Tripoli, 36, tem três celulares e se considera uma pessoa ansiosa. Mesmo com tantos telefones móveis, afirma que consegue ter disciplina para usar a tecnologia a seu favor e não se prejudicar pela necessidade de estar sempre conectado.

HORA MARCADA
Coloco na agenda, como compromisso, momentos para consumir conteúdos mais complexos e que exigem imersão, como artigos. Assim tenho disciplina para me desconectar. A meta é fazer isso três vezes por semana

FOCO NO MOMENTO
É preciso ter a disciplina de não ficar preocupado com o celular o tempo todo. Quando estou em um almoço, a pessoa com quem eu estou tem de ser mais importante do que o smartphone, ou não vale a pena estar com ela

NÃO PERTUBE
Em momentos em que preciso me concentrar ou relaxar, aciono uma ferramenta do iPhone chamada Não Perturbe, em que eu continuo recebendo mensagens e outras atualizações, mas o aparelho não emite nenhum tipo de alerta

Uniforme

por Simone Pokropp

"Mesmo sendo discretos, não podemos perder o charme"
Nivea Meireles, 29, secretária

"Visto-me pensando nas pessoas com quem encontro"
Luiz Bruno, 30, gerente

"Gosto de me vestir como se todo dia fosse especial"
Renata Longhi, 27, publicitária


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página