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Audiência no Pinterest pode gerar mais vendas

Rede baseada em imagens já tem mais de 360 mil usuários no Brasil

RICARDO BUENO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Rede social de compartilhamento de imagens, o Pinterest está sendo cada vez mais usado por empresas em busca de exposição para seus produtos. Tanto marcas de médio como de pequeno porte têm perfil no site.

Todas elas valorizam o aspecto visual de seus produtos, elemento essencial no Pinterest, que quase não tem textos em suas páginas.

As empresas aproveitam um momento em que o site ganha espaço.

Nos EUA, ele entrou na lista dos 50 mais visitados em outubro, de acordo com dados da consultoria americana ComScore, que mede audiência na internet.

No Brasil já eram mais de 360 mil usuários em abril, número expressivo se comparado aos 42 mil de janeiro, segundo dados da ComScore.

Em média, eles passam sete minutos por mês na rede. Trata-se de um tempo "relevante", já que é uma navegação por imagens e, portanto, mais ágil do que uma rede social baseada em textos, diz Felipe Wasserman, professor de mídias sociais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

MULHERES

Os dados da ComScore mostram que entre os usuários da América Latina há mais mulheres (57% para 43% de homens) e que elas gastam mais tempo na rede.

"É um público que gosta de novidades e que faz muita compra on-line", afirma Douglas Costa, coordenador de mídias sociais da Netshoes.

A loja aproveita o conteúdo criado pelos próprios usuários. Quem adquire um produto dela pode enviar fotos para a loja. A empresa posta a imagem e dá o crédito para o cliente.

"Esse tipo de interação com o consumidor aumenta o vínculo que ele tem com a empresa", diz Costa.

Gilberto Carvalho, gerente de marketing da loja de objetos Imaginarium, diz que o Pinterest é uma das redes sociais que geram o maior fluxo de visitantes para o site da empresa.

Para Wasserman, a marca só deve entrar no Pinterest se tiver imagens interessantes para compartilhar.

Ele recomenda às empresas postar fotos de produtos que ela não vende, mas que são relacionados ao negócio -por exemplo, uma empresa de objetos pode publicar dicas de moda ou de estilo de vida.

A Desmobilia, que vende móveis e objetos de decoração, é uma empresa de menor porte presente no site. Seu perfil no Pinterest também serve para direcionar os clientes para a compra.

Ao clicar em uma imagem, o consumidor é levado a uma página para concretizar a transação. "É cada vez mais comum vendermos para usuários que viram o produto no Pinterest e clicaram nas fotos", diz Vanessa Andrade, coordenadora de mídias sociais da empresa.

RÉGUA

Wasserman diz, no entanto, que não é só a relação do número de cliques no Pinterest com as vendas que deve ser levada em conta, mas também quantos acessos o perfil na rede social gerou para a página da empresa.

O número de seguidores de um perfil não é tão importante no Pinterest como em outras redes sociais.

Isso porque o usuário da rede social vê imagens que aparecem em suas buscas, independentemente de seguir os perfis que as postaram.

Se ele está atrás de "tênis", por exemplo, verá imagens de modelos vendidos por diversas lojas.

Por isso, o ideal ao fazer o perfil da empresa é separar as fotos em seções, que se chamam "boards". Cada uma pode ser titulada com o nome de produtos e receber etiquetas mais amplas, como "vestuário" ou "esportes".

CUSTO

A criação do perfil no site é gratuita. Algumas empresas optam por terceirizar o serviço de atualizar a página e repassam a tarefa para agências de comunicação.


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