Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Empresa inclui autistas no mercado de trabalho

JACOB SORGENFRI KJAER DO “POLITIKEN”, DE COPENHAGUE

"Ele está perguntando: 'Você é humano ou máquina?'", diz Tobias Ussing enquanto seus dedos correm pelo teclado.

Tobias, 30, está codificando seu computador para colher dados sobre como uma empresa pode chegar ao topo da lista de resultados quando a palavra "contêiner" é escrita no Google. A tela pede para ele digitar letras, como controle de segurança.

"Sim, sou humano", diz Tobias ao digitar as letras embaralhadas na tela.

Ele não se incomoda quando é descrito como nerd. Mas não gosta de ser encaixado em uma categoria: autista. Ele recebeu o diagnóstico de autismo aos 14 anos.

"Há tanto preconceito, tanta ignorância em relação ao autismo. Dizer que todos os autistas são iguais é como dizer que todas as pessoas com o braço quebrado são iguais."

Estudos internacionais mostram que até oito em dez autistas são excluídos do mercado de trabalho.

Tobias é um dos 35 autistas empregados na Dinamarca por meio da entidade sem fins lucrativos Specialists como consultores de informática. Ele passa 20 horas semanais resolvendo tarefas de informática para clientes de empresas e do setor público.

O fundo de pensões dinamarquês ATP há um ano emprega um grupo de consultores da Specialists. A gerente de seção Vibeke Brask afirma que os seis consultores precisam de menos agitação à sua volta e mais informação direta que os outros funcionários.

Mas eles otimizaram o atendimento ao consumidor graças à sua perseverança e ao seu dom inigualável para o reconhecimento de detalhes e padrões.

A Specialists foi fundada dez anos atrás por Thorkil Sonne, cujo filho nasceu com autismo. Seu objetivo inicial era conseguir mil empregos para autistas, e essa meta está perto de ser alcançada. Com o sucesso do programa, a meta é chegar a 1 milhão de empregos.

Hoje a entidade está em nove países, incluindo os EUA, para onde se mudou a família de Sonne e onde a Specialists iniciou discussões com a gigante da informática Intel e com a maior rede varejista do mundo, a Walmart.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página