Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Grupo faz almoços com música contra o desperdício

JAKE CIGAINERO DA SPARKNEWS, EM PARIS

Numa manhã recente em uma feira livre num subúrbio ao leste de Paris, mais ou menos 70 pessoas estavam diante de fileiras de mesas, cortando e fatiando pilhas de frutas e verduras, preparando um bufê feito inteiramente de... lixo. Verdade.

A maioria dos ingredientes desse banquete tinha sido resgatada do lixo no dia anterior pelo grupo de voluntários Disco Soupe, que combate o desperdício de alimentos na França.

De acordo com os organizadores, cada evento recupera até 200 kg de vegetais em perfeito estado que acabariam no lixo.

A refeição --gratuita para qualquer pessoa que aparecesse, tivesse ela contribuído ou não-- consistiu em uma enorme travessa de guacamole, saladas verdes com funcho e vinagrete de tomates, um caldeirão de sopa cremosa de abobrinha e uma sobremesa de bagas e maçãs.

Muitos dos comensais tinham passado horas fatiando os legumes, tudo ao ritmo de uma banda de metais com 15 instrumentistas.

O Disco Soupe obtém muito de suas frutas e verduras dos vendedores atacadistas. No caso da salada, as folhas eram restos de alfaces compradas por um restaurante parisiense de alta categoria que emprega apenas seus corações. As folhas geralmente são jogadas no lixo.

Os participantes também são incentivados a esvaziar suas geladeiras.

Em 2012, ano em que o Disco Soupe começou, o grupo organizou cerca de 12 eventos na área de Paris em apenas nove meses. Sua meta para 2013 era chegar a 13 cidades. Em junho, mais ou menos 40 eventos do Disco Soupe já tinham sido promovidos em quase 20 cidades, com a ajuda de 200 voluntários.

Segundo Laura Thierry, 28, uma das voluntárias, apenas entre 50 e 75 pessoas vieram para cada evento do Disco Soupe em Paris em abril.

Ela prefere o formato menor porque assim os voluntários podem falar com os participantes sobre a proposta do grupo: aproveitar ao máximo o que cada um tem na despensa.

Durante o almoço do sábado em Montreuil, Geneviève Aubin, que participava pela primeira vez, disse: "É gostoso preparar a refeição e comê-la juntos. A comida é de alta qualidade, e o evento é bom para a comunidade."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página