Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Designer afegão cria detonador de minas movido a energia eólica

DO SPARKNEWS

Os visitantes que percorrem o Museu de Arte Moderna de Nova York veem obras-primas de artistas como Picasso, Monet e Rothko. E podem também se deparar com algo que lembra uma moita seca do tipo que o vento leva rolando pelos campos.

O objeto é o Mine Kafon, um inovador detonador de minas terrestres, movido a energia eólica e criado pelo designer afegão Massoud Hassani, de 30 anos. O Mine Kafon está na mostra de Design Aplicado do MoMA.

"Mas é engraçado, porque não é uma obra de arte, e eu não sou artista", diz Hassani.

A organização humanitária Care estima que minas terrestres matem ou mutilem quase 26 mil pessoas por ano. Hassani diz que as minas são um problema esquecido, apesar de existirem estimadas 110 milhões de minas ativas plantadas pelo mundo afora.

Quando Hassani e seu irmão eram garotos, no Afeganistão, criavam brinquedos com objetos encontrados no lixo. Os garotos apostavam corrida com os brinquedos, que eram carregados pelo vento para campos minados, onde alguns dos amigos de Hassani morreram.

"Cada produto é relacionado à personalidade de quem o faz", diz o designer.

O Mine Kafon pesa 70 quilo.A pressão dos pés de plástico na extremidade das varas de bambu detona as minas enquanto o detonador rola pelos campos minados, carregado pelo vento.

Os métodos comuns de desativação de minas podem custar até US$ 1.000 por mina. Quando o Mine Kafon puder entrar em produção industrial, poderá custar US$ 40. Hassani diz que sua criação seria ideal para ser usada por organizações humanitárias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página