Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Experimental

Cientistas criam bisturi que 'fareja' câncer em cirurgia

DA REUTERS - Cientistas criaram um bisturi inteligente que detecta em segundos se o tecido cortado é canceroso, prometendo mais eficácia em cirurgias no futuro.

Os cirurgiões muitas vezes não conseguem enxergar onde os tumores terminam e o tecido saudável começa, então algumas células cancerígenas acabam ficando para trás.

O aparelho, feito por pesquisadores do Imperial College London, aquece o tecido e analisa a "fumaça" produzida a partir desse aquecimento com um espectrômetro de massa. Os resultados saem em três segundos.

Um estudo analisou o desempenho do bisturi em amostras de tecidos retiradas de 91 pacientes com 100% de eficácia, segundo publicam os pesquisadores na revista "Science Translational Medicine".

A cirurgiã de cabeça e pescoço Emma King, do Hospital Southampton, na Inglaterra, diz que a tecnologia é promissora, mas que ainda é preciso checar seu desempenho em testes clínicos randomizados.

Zoltan Takats, inventor do aparelho, diz que pretende fazer um teste com até 1.500 pacientes com vários tipos de câncer. Os estudos devem levar de dois a três anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página