Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cerveja

SADY HOMRICH

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Rock'n'roll

Outras bebidas aparecem em filmes e clipes, mas, na vida real, o que as bandas mais consomem é cerveja

Não tenho dúvidas de que a cerveja tornou-se o principal combustível etílico do rock. Durante décadas, o estereótipo transgressor aliou o comportamento roqueiro ao consumo de drogas lícitas ou não.

"Whisky, whiskey", vinho e outras bebidas alcoólicas aparecem nos filmes, clipes e shows, mas, na vi- da real, o que as bandas e o público mais consomem é cerveja.

Neste sábado, comemora-se o Dia do Rock, lembrando uma mobilização mundial que aconteceu em 13 de julho de 1985 chamada Live AID.

Foram dois shows simultâneos em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA), com os mais importantes artistas de várias vertentes do rock.

A iniciativa foi de Bob Geldorf e tinha como objetivo chamar a atenção para a extrema miséria na África para arrecadar fundos contra a fome.

Ícones internacionais do rock têm suas próprias cervejas com nomes sugestivos. Rolling Stones Rolling Hoop, AC/DC Beer, Motörhead Bastards Lager, Kiss Destroyer, Kronenbourg Iggy Pop e Iron Maiden Trooper --a única encontrada por aqui.

Cerveja e rock'n'roll é um dos lemas da banda Velhas Virgens, que inclui a bebida nos camarins e nas canções. O baixista Tuca Baixa, cervejeiro caseiro desde 2009, criou, em conjunto com a Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto, dois rótulos para os fãs comemorarem os 25 anos de estrada, a Indie Rockin'Beer e a Whitie Rockin'Beer.

O "homebrewer" e roqueiro sulista Wander Wildner traz pra roda punk um toque de pimenta vermelha na Coruja Labareda, um dos três rótulos Fora de Série da cervejaria que une arte à cultura cervejeira.

Mês passado, na Brasil Brau 2013, foi lançada a Matanza IPA pela cervejaria Dortmund de Serra Negra (SP). Com amargor intenso, pode ser harmonizada com carnes de caça, pratos condimentados e com o peso do "countrycore" da banda carioca.

O que as bandas Sepultura, Raimundos e Nenhum de Nós têm em comum? Além de longa estrada e da amizade entre elas, as três têm cervejas produzidas pela Cervejaria Bamberg (SP), que montou um kit pra marcar o dia do rock.

A primeira delas foi a Bamberg Camila Camila, marcando os 25 anos da canção da banda gaúcha que fala sobre violência contra uma menina que tinha apenas 17 anos e baixava a cabeça pra tudo. Como coautor da música, peço um brinde às garotas que têm atitude pra lutar contra isso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página