Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nina Horta

O nariz

Vou cheirar tudinho para o resto da vida, a carne crua, o sal, a cenoura, a alcachofra

O blogueiro de 1 Nariz, Dênis Pagani (especialista em traduzir fragrâncias em palavras), viajou e me trouxe de presente uma amostra... de cheiro de pai. "Cuir de Russie", uma fungada só e o pai, ali, inteiro. E ainda me contou das ruas cheirando a tília, em Berlim, nos entristecemos porque na urbana São Paulo poucas são as flores.

Claro que vivemos cercados de cheiros mas só alguns são percebidos diretamente, como quando dizemos: "Que cheiro é esse?". Muitos e muitos. A casa que de repente fabrica um canto que cheira a mofo, um perfume de guaco que invade o nariz sem se saber onde mora a planta. Lembranças boas e ruins. Péssimas, às vezes, um cocô de gato escondido atrás de um armário, esse o pior que já senti.

Cheiros de corredores de serviço de prédios, na hora do almoço, com um refogado incrivelmente ruim que deve ser feito com o alho cru. Os bifes e o peixe chiam na frigideira e o arroz está pronto.

Infelizmente sou especialista em cheiro de "quase-azedo". E tenho companhia, minha cunhada e minha filha sabem quando a coisa vai azedar dali a segundos, mas não azedou ainda, como as saladas nos bufês esquecidos dos restaurantes.

Tem um cheiro que sinto no fundo do cérebro, de outras eras, de outras vidas. Cheiro de água doce de rio, cheiro fresco de truta. Puro frescor. Truta fresca.

E o cheiro da orla de Santos, que sobe à cabeça. Um leitor, Luiz Paulo Stockler Portugal, já me explicou exatamente o que era.

"(...) O cheiro de curry ao qual se refere, se não me engano, é cheiro da palmeirinha de sagu Cycas sp., originária do sudeste da Ásia. Costuma ser um cheiro de verão e quase sufoca pela noite. Um perfume selvagem, almiscarado, de trópico.

Minha mãe acertadamente o chamava de cheiro de besouro amassado' (a planta é polinizada por eles). A palmeirinha, aqui no Brasil cultivada como ornamental, é, na verdade, a origem do sagu verdadeiro, retirado do amido das raízes. (...) É um cheiro muito querido por mim. Cheiro de noite depois do aguaceiro, com ar leve, que muitas vezes se misturava ao cheiro das magnólias amarelas nas ruas de Belo Horizonte. A versão com maresia eu sentia no Rio de Janeiro, na casa da tia-avó na Tijuca, ou nas ruas apertadas de Botafogo com a maresia vinda da lagoa."

Pois, é. Cheiros e não perfumes. Hoje já cheirei a geleia de laranja que é muito mais forte cheirada do que comida, cheirei a manteiga (um cheirão de leite), o pão (excesso de fermento) e vou cheirar tudinho para o resto da vida, a carne crua, o sal, a cenoura, a alcachofra. A Bic ponta de prata, o iPad, pois se trem tem um cheiro invasor, sacudido, barulhento, faiscante, desengonçado, por que computador não há de ter?

Vou compor temperos como se fossem perfumes, cheirar batata frita, filmes B, reuniões de condomínio, pétalas de flores na salada, reality shows, farinha de cachorro (fubá com torresmo), boninas-vaselina. Cozinheiros, preparai-vos, o nariz é a nova língua.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página