Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O faminto

Comida sem frescura

'Você é delicioso, por favor, prove!'

O melhor é a descrição do foie gras: 'é delicioso no fígado do ganso, que deixou você ganhar peso'

ANDRÉ BARCINSKI

Um casal de amigos acaba de voltar do Japão e trouxe presentes que me alegram mais que qualquer outro: fotos de cardápios bizarros.

O menu bilíngue de um restaurante em Tóquio traz pérolas em inglês. A descrição de um prato de pato assado diz: "You are delicious, please try it" (você é delicioso, por favor, prove). Um prato de porco e lula mereceu o seguinte comentário: "When a squid enters, it is particular" (quando uma lula entra, é particular). Mas o melhor é a descrição do foie gras: "It is delicious in the liver of the goose, which let you gain weight" (é delicioso no fígado do ganso, que deixou você ganhar peso).

Uma das melhores frases de cardápio que conheço vem das Filipinas e foi revelada por um amigo. Em visita a Manila, ele quase caiu de costas ao ler o cardápio do restaurante do hotel: "For more options, please molest the waiter" (para mais opções, favor molestar o garçom).

Por aqui, também dá para encontrar menus surpreendentes. Já vi lugar que servia "cafuccino" e "macarrão ao alho e olho" e uma churrascaria na Dutra que anunciou a inauguração de seu balcão de "shushi e shashimi".

Impossível esquecer o famoso restaurante nordestino do Pari que inovou ao criar um drinque de cachaça e energético "redbú". Também frequentei um péssimo restaurante por quilo na Barra Funda só pelo prazer de ler na lousa o especial de todas as quintas-feiras: "Surpresa de Mandioca".

Os cardápios de restaurantes chineses da Liberdade são pródigos em pratos inusitados. Tem "barrica de peixie", "lula ao vapor frito" e "macarrao gerado com broscoli".

E a comunicação com as garçonetes é sabidamente impossível. Uma vez, fui com amigos a um famoso chinês da praça Carlos Gomes. Pedimos três pratos --peixe, lula e macarrão. Vieram pratos de frango, porco e arroz.

- E bebida? -- perguntou a garçonete.

- Nada não, obrigado -- respondeu alguém.

- De lalanja?


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página