Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Shin Koike lança menu umami, baseado no quinto gosto básico

Alga e bonito desidratado são exemplos presentes no Sakagura A1

DÉBORA YURI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Se um prato não tem umami, para mim ele não existe." Assim, o chef japonês Shin Koike explica sua devoção ao quinto gosto básico capaz de ser sentido pelo paladar. Na próxima terça, ele lança um menu umami no Sakagura A1.

A ideia é oferecer uma degustação do quinto gosto, descoberto no Japão no início do século 20 (os outros são doce, salgado, azedo e amargo). No ano 2000, cientistas norte-americanos comprovaram a presença de receptores específicos na língua para ele.

O novo menu harmoniza ingredientes ricos em substâncias que proporcionam o gosto --ácido glutâmico, inosinato e guanilato. Na lista de alimentos umami figuram cogumelos, tomates, aspargos, cebola, shoyu, carnes vermelhas, peixes e frutos do mar.

Alga kombu e peixe bonito desidratado são exemplos clássicos do "sabor". Juntos, eles formam o caldo dashi, a base da culinária japonesa. "Como usamos pouca gordura, é o umami que confere satisfação ao paladar", diz.

Ingredientes umami são especialmente combinados no carpaccio de peixe branco com shoyu, alga e tomate (R$ 25) e no robalo frito mergulhado num delicado dashi de shiitake, vieiras, shoyu e saquê (R$ 32).

Duas características do umami são o aumento da salivação e a sensação que permanece minutos depois. "No Japão, umami virou sinônimo de delicioso."

SAKAGURA A1
ENDEREÇO rua Jerônimo da Veiga, 74, Itaim Bibi, tel. 0/xx/11/3078-3883
HORÁRIO de ter. a sex., das 12h às 15h e das 18h30 às 0h; sáb., das 12h30 às 16h e das 18h30 às 0h; dom., das 12h30 às 22h30


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página