Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tirami su

A expressão acima (levante-me) inspirou o nome do mais típico doce italiano; em homenagem ao tiramisù, o "Comida" reuniu cinco lugares para provar boas versões do doce

MAGÊ FLORES DE SÃO PAULO

É noite em Buenos Aires e o restaurante da família Belvedere está fechado. Ainda assim, Antonio (Héctor Alterio) vai até lá visitar o filho Rafael (Ricardo Darín) com um "regalito" a tiracolo.

Aqui temos tiramisù, papai, diz ao olhar o presente. "Não, o que você tem aí é um doce de mendicrim [queijo cremoso] e borra de café. Intragável. Isso é mascarpone", responde o descendente de italianos, no filme argentino "O Filho da Noiva" (2001).

A receita do italianíssimo tiramisù, criado na década de 1970, permanece intacta no Alle Beccherie, restaurante onde nasceu, em Treviso, no norte da Itália.

Nela, intercala-se camadas de biscoitos ou de pão de ló embebidos em café com creme de mascarpone, gemas e açúcar. Para finalizar, cacau em pó.

Pois depois de 75 anos nessa mesma cidade, a 40 quilômetros de Veneza, a casa da família Campeol anuncia que no dia 30 deste mês servirá o doce pela última vez --abatido pela crise econômica, fechará as portas.

Passados mais de 40 anos, o tiramisù ganhou versões com vinho marsala ou rum, ganache e frutas vermelhas.

O mascarpone, no entanto, é intocável. A receita depende desse laticínio, semelhante a uma coalhada, de origem italiana, preparado com a adição de ácido cítrico ao creme de leite, que depois tem seu soro separado. O resultado é um creme macio e delicado, muito versátil, que pode aceitar diferentes combinações.

"Um bom tiramisù deve ter mascarpone, boa proporção entre creme e biscoito e deve ser fresco", diz o chef italiano Sauro Scarabotta, do restaurante Friccò (SP). "O café da receita deve ser bom e forte e é essencial por seu aspecto revigorante", completa, fazendo menção à tradução de "tirami su", em português, "levante-me".

A Folha ouviu comilões e especialistas para reunir cinco bons lugares em São Paulo para provar um "tiramisù de respeito".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página