Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depoimento

Por falsas lendas, sushi é coisa de homem no Japão

MARI HIRATA ESPECIAL PARA A FOLHA

Nunca vi mulher fazer sushi no Japão. Isso acontece principalmente por causa de falsas lendas, que dizem que sushi feito por mulheres não presta porque elas têm as mãos mais quentes, menstruam, ovulam e fazem o peixe apodrecer.

O Japão é um dos líderes em estrelas "Michelin", mas não temos nenhuma chef famosa, de capa de revista, como a Helena Rizzo ou a Roberta Sudbrack.

Mas posso dizer que a coisa melhorou. Quando cheguei a Tóquio, há 30 anos, todas as docerias me recusaram porque diziam que a confeitaria tradicional era lugar de homem.

Cheguei a ser notícia nos jornais japoneses como sendo a primeira estrangeira, e mulher, a fazer doce de feijão tradicional.

Hoje, muitas das docerias japonesas são lideradas por mulheres. A confeitaria é mais fácil, os horários são fixos, as panelas, menos pesadas, e a gente consegue conciliar vida familiar e trabalho.

Este é o grande problema: no auge da vida profissional, as mulheres também querem ter vida afetiva e filhos. E a criação de filhos no Japão ainda é difícil. Mesmo assim, vejo cada vez mais mulheres trabalhando nos restaurantes e nas docerias, mergulhando naquilo que mais gostam de fazer. E fazem muito bem!

Mas no sushi ainda é mais difícil. Talvez demore para que os tabus caiam. Mais uns 30 anos?


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página