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Carne de primeira

Abertura do The Butcher na semana passada aquece ainda mais o mercado de açougues-butique em São Paulo

DÉBORA YURI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Foodies, churrasqueiros de vanguarda e famílias modernas. Este público está mantendo em alta a tendência de expansão das butiques de carnes em São Paulo.

As casas são açougues especializados em vender cortes de gados premium, como o bonsmara, raça de origem sul-africana, e o wagyu, originário do Japão --famoso pelo Kobe beef. Algumas oferecem carta de cervejas e vinhos para harmonização e itens como marinadas e sais.

O mercado tem novidades. Na semana passada, foi inaugurado o The Butcher, que comercializa cortes como o t-bone steak e os bifes ancho e de chorizo, além de cordeiro uruguaio, javali, frango orgânico e peixes do dia. Também há vinhos, cervejas importadas, molhos, sais e vinagretes.

A varanda do segundo andar terá degustações e cursos. "O amante de carne agora quer sair do convencional brasileiro, centrado na picanha", diz o sócio Dennis Perlman.

Aberta em outubro de 2013, a Talho acaba de lançar um serviço de elaboração de cardápio semanal, o Boa Mesa. De segunda a sábado, o estabelecimento entrega aos clientes itens prontos para ser finalizados em casa. Em dois meses, planeja colocar no ar seu site de e-commerce.

"Trabalhei com meu pai em açougue e sou cozinheiro. Tenho vontade de ajudar pais e mães a alimentarem seus filhos com cortes além do filé-mignon, carne moída e picanha", conta o sócio-proprietário Leonardo Teixeira.

A Feed, comandada pelo engenheiro agrônomo Pedro Merola, quinta geração de fazendeiros, aposta no cruzamento entre wagyu e bonsmara e oferece um lote especial de carnes marmorizadas para grelha e churrasqueira.

Açougue de produtor, também vai levar ao público uma linha de receitas em porções --a ideia é escolher bandejas na loja e aprender a fazer o prato. "O brasileiro está descobrindo outros cortes. Ouvir alguém dizer quero comer uma boa carne em casa' está cada vez mais comum", diz Merola.


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