Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Na oferta de chopes, Oktoberfest de SP fica atrás da de Blumenau

Primeira edição da festa em São Paulo terá seis tipos da bebida; no último evento em Blumenau, eram 21 opções

Versão paulistana, que acontece no fim de semana no Anhembi, terá ainda pratos e petiscos alemães

DANIELLE NAGASE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma boa notícia para os amantes de cerveja que vivem em São Paulo: a cidade receberá, pela primeira vez, a tradicional Oktoberfest.

Será realizada neste fim de semana, entre sexta, dia 23, e domingo, 25, no Anhembi.

A festa paulistana seguirá o modelo do evento da cidade de Blumenau (SC), que acontece há 29 anos.

Como ocorre na festa catarinense, a edição paulistana terá referências à Alemanha, com pratos típicos -dos salsichões ao eisbein (joelho de porco)- e os shows folclóricos. Mas, aqui como lá, a grande atração é a cerveja.

E essa é a má notícia: a variedade de chopes e cervejas em garrafa em São Paulo será muito menor do que a oferecida na última festa de Blumenau, que aconteceu entre 10 e 28 de outubro.

No evento paulistano, o visitante terá de escolher entre apenas cinco opções de chope -os da Brahma, Pilsen e Black, e os da Bohemia Pilsen, Imperial e Confraria - e sete cervejas em garrafa -a alemã Franziskaner (nas versões Kristall, Hefe e Dunkel), as belgas, Leffe (Blonde e Brown) e Hoegaarden, e a Bohemia Weiss. O chope Stela Artois será servido apenas em alguns camarotes. Já o Imperial, novidade da Bohemia, será lançado no dia festa.

Na edição de Santa Catarina, eram 21 opções de chope -entre eles, os brasileiros Stark Bier (Das Bier) e Weinzenbier (Eisenbahn)- e 16 de cerveja em garrafa.

FALTA DE INTERESSE

De acordo com Madelon Tedesco, diretora de operações da empresa Tedesco Comunicação, que organiza a Oktoberfest SP, a variedade menor de cervejas em relação a Blumenau se deve à falta de interesse de outras marcas.

"Fizemos o convite a todas as cervejarias, mas apenas a Brahma se posicionou e colaborou financeiramente com o evento. Eu não poderia colocar outros chopes concorrendo com o meu maior apoiador", diz.

Nas próximas edições, diz Madelon, o objetivo é ampliar o número de cervejas. "Mas é preciso haver interesse das cervejarias também".

Para Diego Cartier, especialista em cerveja e colunista da revista "Playboy", o público perde com menos opções para degustar.

Mas ressalva: "De qualquer forma, quem ainda não conhece as cervejas internacionais terá a oportunidade de tomar Hoegaarden, Leffe e Franziskaner, que podem ser a porta de entrada para o universo das cervejas especiais".

PARA COMER

Entre as opções gastronômicas, haverá petiscos e pratos mais elaborados, que serão servidos em restaurantes montados no Anhembi.

A festa terá receitas típicas como salsichões, brezel (pão em forma de nó), kartoffelpuffer (panqueca de batata temperada) e galeto assado com repolho e purê de maçã.

Entre os doces, alguns dos destaques são apfeltortea (doce de maçã com nozes) e lebkuchen (bolachas decoradas de mel com especiarias).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página