Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova lei de inspeção veicular é sancionada

Carros novos ficarão fora da vistoria em 2014

DE SÃO PAULO

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou ontem a lei que prevê a inspeção veicular só a partir do 4º ano de licenciamento e isenta os aprovados da taxa de R$ 47,44.

As novas regras só valerão a partir do ano que vem. A única alteração válida para este ano é a que devolve o valor pago aos aprovados na vistoria, principal promessa de campanha do petista.

A maneira como ocorrerá o reembolso ainda não está definida. Quem não fizer a vistoria continuará sujeito à multa de R$ 550. As regras só passam a valer após a regulamentação da lei --o prazo para isso é de 60 dias.

A partir de 2014, o dono do carro, caminhão ou moto ficará isento da taxa em caso de aprovação na vistoria.

A inspeção só será anual para veículos com dez anos ou mais de uso e para caminhões (movidos a diesel).

Já os com idade entre quatro e nove anos terão inspeção a cada dois anos.

Com a mudança, devem ficar fora da vistoria cerca de 30% dos 4 milhões de veículos registrados hoje.

DE FORA

A nova lei prevê que a prefeitura obrigue carros licenciados em outros municípios que circulem 120 dias ou mais na capital a fazer a inspeção.

Haddad aguarda estudos para avaliar como isso será feito. Se a regra for regulamentada, esses carros não terão isenção da taxa.

A ideia da prefeitura é fiscalizar esses veículos por meio de cerca de 200 radares que fazem a leitura das placas dos carros na cidade.

Haddad defende que a cidade perde arrecadação de IPVA porque veículos são licenciados em outros municípios para escapar da taxa.

A OAB diz que a cobrança só dos carros de fora fere a Constituição. Já especialistas afirmam que a medida é difícil de ser implementada.

"Eles terão que criar um sistema com um contador de carros, para ver quantas vezes circulam efetivamente. Não se explicou como isso será feito", afirma o engenheiro Horácio Figueira, consultor em transportes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página