Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

José Pintos Otero (1932-2013)

O espanhol Pepe da Auto Esporte

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Sempre que ia à Espanha, José Pintos Otero, o Pepe, era uma espécie de "embaixador do Brasil", como brinca seu filho José Lodeiro de Pintos. Divulgava o país como uma terra maravilhosa que merecia ser visitada. Foi em São Paulo que ele, espanhol de Pontevedra, construiu sua vida.

Quando jovem, porém, sua vontade era ter se mudado para a Venezuela. Mas um amigo o demoveu da ideia, dizendo que a situação por aqui estava bem melhor. Chegou ao Brasil como funileiro.

Trabalhou por muitos anos como empregado em oficinas de funilaria, até conseguir abrir o próprio negócio, uma autopeças que levava o nome de sua cidade: Pontevedra.

Teve ainda uma autopeças perto do antigo parque de diversões Shangai, antes de montar, em 1970, a Auto Esporte Peças e Acessórios Ltda., no número 1.255 da Brigadeiro Luís Antônio. O negócio está até hoje no mesmo local, como Pepe Auto Esporte.

Muito conhecido em seu meio, foi um dos primeiros a manter uma oficina de autopeças aberta 24 horas em São Paulo. Era um exímio soldador, segundo o filho, e gostava de sujar a mão na graxa.

Vestia-se com simplicidade e só usava terno quando não havia outro jeito --como no casamento dos filhos. Era bem-humorado e adorava churrasco. Quando os familiares vinham da Espanha, fazia questão de levá-los a algum rodízio.

Pepe esteve ativo até dois anos atrás, quando a saúde começou a ficar debilitada. Seus filhos Nelson e Maria Cristina tocam o negócio da família.

Morreu na sexta (12), aos 80, em decorrência de uma infecção. Deixa viúva, três filhos, dez netos e um bisneto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página