Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reforma nas duas pistas de Cumbica vai atrasar

Obra, que deveria ter começado em fevereiro, será iniciada em agosto

Edifício-garagem, para 2.644 veículos, deve ficar pronto em maio; terminal 3 será entregue para a Copa

DE SÃO PAULO

Atrasou a reforma das duas pistas do aeroporto de Cumbica, a serem feitas pela GRU Airport, concessionária que administra o terminal.

Previstas para começar em fevereiro, elas agora terão início em agosto, com final previsto para outubro.

O problema ocorreu porque a concessionária ainda não entregou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) uma das documentações exigidas para a obra.

A GRU Airport disse que, "a fim de evitar maiores atrasos", irá apresentar, até o final do mês, o documento mais completo sobre a obra para "atender na íntegra às determinações" feitas pela agência reguladora.

O principal trabalho na reforma será recapear as pistas. O serviço será feito de madrugada, da 0h às 6h, para não afetar o movimento. Alguns aviões que operam nesse horário terão que decolar com menos carga.

A reforma da pista é uma necessidade antiga, ainda de quando o aeroporto era administrado pela Infraero. Em 2011, as empresas aéreas conseguiram adiar a obra, por temer que ela pudesse interromper as operações.

Não está incluído nessa etapa o alargamento das pistas para receber aviões maiores como o Airbus A380.

Pelo edital de concessão, essa obra tem que estar pronta até 2016. Outra intervenção prevista é a criação de saídas de escape, que tem de ficar pronto até abril de 2014.

MAIS OBRAS

Com vistas à Copa de 2014, outras obras ocorrerão: a que está mais perto da conclusão é o edifício-garagem, com capacidade para 2.644 veículos. O trabalho termina no dia 30 e a inauguração para os usuários será em maio.

A maior obra é a construção do terceiro terminal, com capacidade inicial para 12 milhões de passageiros/ano.

É exigência do edital que o terminal esteja pronto antes da Copa; as obras acabarão em abril do ano que vem, com início de operação em maio, segundo a concessionária. O custo do terminal não foi divulgado. Ele operará só voos internacionais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página