Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Helena Fanganiello (1921-2013)

Professora de economia da USP

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Helena Fanganiello, que pertenceu ao conselho consultivo do Sindicato dos Economistas de São Paulo, não se formou em economia porque, em sua época de estudante, não havia tal curso, segundo a sobrinha Margarida.

Paulistana, ela fez ciências sociais. E do departamento de ciências sociais da PUC-SP chegou a ser diretora nos anos 70.

Mas acabou enveredando para a economia. Helena trabalhou na Fiesp, de acordo com a família, e se tornou professora doutora da FEA-USP.

No fim dos anos 60, jornais de São Paulo noticiaram que ela havia sido aprovada com 9,7 com sua tese de doutorado "Roberto Simonsen e o Desenvolvimento Econômico".

Filha de imigrantes italianos, Helena era a mais nova de uma família de nove irmãos. Seu pai, no início, teve uma olaria, e depois se dedicou a construir casas.

Um de seus irmãos, Pedro Antonio, foi político, área que Helena não queria saber, como lembra a sobrinha. Solteira, dedicou-se exclusivamente à atividade de professora.

Na PUC-SP, foi professora de política de comércio exterior no curso de extensão universitária. Aposentou-se poucos antes dos 70 anos nas duas instituições onde lecionou.

É descrita como séria, estudiosa e independente, o que a fazia ser um exemplo para as sobrinhas. Lia muito e esteve lúcida até os 92 anos.

Ainda morava sozinha. Há poucos dias, com problemas intestinais, que já a tinham levado a ser operada, não se sentiu bem e acabou internada.

Morreu na segunda-feira (10), de falência de órgãos. A missa do sétimo dia será amanhã, às 19h, na paróquia Santa Teresinha, em São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página