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Trem de SP a Sorocaba só terá obra em 2015

Construção de linha regional será iniciada na próxima gestão estadual; previsão é que viagens comecem até 2019

Percurso vai levar 50 minutos e passará por quatro estações; há projetos para linhas até Jundiaí e litoral

EDUARDO GERAQUE DE SÃO PAULO

O governo de São Paulo apresentou ontem a primeira versão do projeto de ligação por trem entre São Paulo e Sorocaba. Mas as obras do trecho, que terá viagens de 50 minutos, vão começar apenas na próxima gestão.

De acordo com Silvestre Ribeiro, diretor de operações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), se todo o processo ocorrer dentro do esperado, a construção começará em 2015. O mandato de Geraldo Alckmin (PSDB) termina no ano que vem.

A previsão é que a linha comece a operar até 2019.

Haverá quatro estações no trajeto. Na capital, as operações de embarque e desembarque vão ocorrer na região da atual estação Água Branca da CPTM, na zona oeste da cidade, que será reformada.

"Do mesmo local vão sair os trens para Jundiaí, projeto que está um pouco à frente dos demais", afirma Ribeiro.

A composição fará uma parada nos arredores de São Roque. Já na região de Sorocaba, haverá duas estações: uma no bairro Brigadeiro Tobias e outra perto do centro.

"Algumas estações não vão ficar dentro exatamente das cidades, porque a nossa ideia é atender também os municípios vizinhos."

De acordo com o governo, tanto a linha para Jundiaí, que pode ficar pronta em 2018, quanto a de Sorocaba serão feitas do zero. O trajeto antigo não será aproveitado.

Os trens devem atingir, no máximo, 160 km/h.

CUSTO

Não há previsão de quanto vai custar o bilhete entre São Paulo e Sorocaba. Mas, segundo Ribeiro, ele vai ser competitivo com o custo da viagem de ônibus e de carro.

Hoje, pelos cálculos do próprio governo, a viagem entre São Paulo e Sorocaba, de ônibus, sai por R$ 20. Mais cara, a viagem de automóvel fica em R$ 36.

Depois de Jundiaí e Sorocaba, existe o projeto que deve ligar São Paulo e o ABC a São Vicente e Santos.


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