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Juizados especiais

Reclamações em aeroportos crescem no país e caem em SP

DE SÃO PAULO - Os Juizados Especiais Cíveis dos aeroportos de São Paulo registraram uma queda de 32% no número de atendimentos e reclamações no primeiro semestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já no país, houve crescimento de 43% nas reclamações, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Ao todo, os aeroportos brasileiros registraram 13.636 queixas de passageiros.

Em São Paulo, segundo o Tribunal de Justiça, foram feitos 2.051 pedidos de orientação e 817 reclamações no aeroporto internacional de Guarulhos e em Congonhas.

Em 2012, houve 3.023 atendimentos e 1.228 reclamações.

Os principais assuntos foram falta de assistência e de informação, atraso e cancelamento de voos, problemas com bagagem e overbooking.

O número de conciliações ainda é pequeno. Em Guarulhos, foram registrados 101 acordos entre empresas e passageiros, para 676 reclamações. Em Congonhas, houve 34 acordos para 141 queixas.

Os passageiros podem procurar os juizados em até 24 horas do ocorrido para tentar um acordo com as empresas.


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