Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ionei Silva (1942-2013)

O dublador do Mestre dos Magos

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Ionei Silva não preferia o Mestre dos Magos ou o Tutubarão. Os personagens que dublou para a TV eram como filhos, como ele mesmo dizia.

Filho de comerciantes nascido em Uberlândia (MG), era o único homem de uma família de cinco irmãos. Começou criança no rádio, apresentando um programa infantil.

Quis ser cantor e ator, mas por muitos anos atuou como radialista. Chegou a diretor da rádio Educadora e, quando a rádio Bela Vista, em que trabalhava, faliu, mudou-se para São Paulo. Foi uma fase difícil, como contou em entrevista.

Não conhecia ninguém na cidade. Um dia, foi conhecer um estúdio de dublagem, passou no teste e começou na área.

Ficou cerca de dez anos em São Paulo, até ir para o Rio, para dirigir os estúdios Cine Castro, no qual fez dublagens para a série "Ultraman". Passou ainda pelos estúdios AIC (Arte Industrial Cinematográfica), Peri Filmes, Delart e Hebert Richers, onde ficou por 22 anos, como lembra a mulher, Selda.

Emprestou sua voz a personagens em "Robocop", "Vila Sésamo", "Star Wars", "Smurfs" e ao policial Tony Baretta, do seriado "Baretta".

Seus mais conhecidos foram Tutubarão, do desenho homônimo da Hanna-Barbera, e o Mestre dos Magos, de "Caverna do Dragão". Sobre este último, dizia acrescentar falas, usando ideias dos filósofos Confúcio e Nietzsche.

Contava que o último capítulo do desenho, sobre o qual existem teorias, não fora feito.

Aposentado, achava que a profissão ficara difícil e que até o padeiro poderia dublar.

Passara por uma cirurgia de vesícula. Pegou infecção e pneumonia. Morreu na segunda (22), aos 71. Não teve filhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página