Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

TJ determina que reitora da PUC-SP deixe o cargo

Juiz aceitou argumento de conselho; cabe recurso

DE SÃO PAULO

O Tribunal de Justiça determinou anteontem que Anna Maria Cintra deixe o cargo de reitora da PUC-SP. Cabe recurso. Pela decisão do juiz Anderson Cortez Mendes, a nomeação dela por dom Odilo Pedro Scherer --arcebispo de São Paulo e grão-chanceler da universidade-- foi "nula".

Na PUC-SP, o reitor é escolhido pelo arcebispo, a partir de lista tríplice após eleição na universidade. Tradicionalmente, o mais votado é o escolhido, mas em 2012 d. Odilo optou pela terceira colocada.

O juiz seguiu determinação do Conselho Universitário, que suspendeu a lista sob o argumento de Cintra e outros dois candidatos haviam se comprometido, em documento, a assumirem só se fossem os primeiros colocados. Sem lista, a nomeação perde validade.

Na época, a Fundação São Paulo, mantenedora da PUC, julgou "incoerente" a decisão do conselho, formado por representantes de professores, alunos e funcionários.

Pela decisão do TJ, o professor Marcos Tarciso Masetto deve assumir como reitor temporariamente, como havia determinado o conselho.

Em nota, a PUC-SP e a fundação informaram que não foram notificadas e que a reitora continuará desempenhando normalmente suas funções. Após a notificação, diz o texto, entraram com recurso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página