Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Isidor Isaac Wajngarten (1934-2013)

Dentista e professor universitário

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Isidor Isaac Wajngarten quis ser piloto da Aeronáutica, mas não pôde: era estrangeiro no Brasil. Filho de pai polonês e mãe inglesa, nasceu em Antuérpia, na Bélgica, cinco anos antes da Segunda Guerra.

Quando o conflito estourou, foi com a mãe para a Inglaterra. Em Londres, ela trabalhou numa fábrica de munição, enquanto Isidor seguiu para uma fazenda com outras crianças. A mãe acabou conseguindo sair com o filho da Europa e reencontrar o marido no Brasil.

Aqui, os pais tiveram uma ótica. Isidor foi interno num colégio inglês e se formou em odonto na PUC de Campinas.

Abriu seu consultório (teve um na rua Dr. Melo Alves, em São Paulo, e depois outro em Osasco) e lecionou na Unicastelo e na USP, na capital.

Quando era professor da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, conheceu Marisa, que foi sua aluna -e seu segundo casamento.

Marisa, que chamava o companheiro de Gordo, conta que ele era muito estudioso e inteligente. Falava sete idiomas. Mas gostava também de farra, de comer bem e beber.

Na juventude, foi campeão de judô e de tiro pela Hebraica. Corintiano, adorava acompanhar esporte pela televisão. E também pintava quadros.

Aposentou-se como professor e tocou o consultório até o final dos anos 90. Ultimamente, morava em Bragança.

Perdeu um filho em dezembro do ano passado e a mãe em abril deste ano, aos 98.

Guerreiro, como é descrito, teve uma doença pulmonar obstrutiva crônica, um acidente vascular cerebral e complicações de uma diabetes. Morreu no sábado (27), aos 79 anos. Deixa dois filhos (um de cada casamento) e três netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página