Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ricardo de Carvalho Ferreira (1928-2013)

Cientista amigo de Linus Pauling

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Ricardo de Carvalho Ferreira tinha apenas 14 anos quando ganhou de presente de um amigo de seu pai a assinatura da revista "Nature".

O gosto pela ciência só aumentou, e logo ele passou a ler também livros da área.

Ainda no colégio, escreveu uma carta para o cientista Linus Pauling (1901-1994) alertando-o sobre erros que havia encontrado em uma publicação do americano. Pauling lhe respondeu, agradecendo as sugestões. Mais tarde, tornaram-se amigos e até trabalharam juntos nos EUA.

Ricardo formou-se em química na Universidade Católica de PE, no Recife, cidade onde nasceu e fez carreira. Ajudou a fundar a Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco) e era professor emérito da UFPE (federal do Estado).

Tornou-se um cientista respeitado no Brasil e no exterior. Deu aulas, entre outras, na USP, na UFSCar, na UnB e em instituições americanas.

Recebeu vários prêmios --o Almirante Álvaro Alberto, considerado o "nobel" da ciência brasileira e concedido pelo CNPq, foi um dos mais importantes-- e títulos --como presidente de honra da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Autor de livros, era membro da Academia Brasileira de Ciências.

É descrito pela família como um homem muito dedicado, sábio e educado. Dizia que as pessoas só precisam de "por favor" e "muito obrigado" para mudar o mundo.

Viúvo, foi casado por 57 anos com Rosa Maria, que ele conheceu em um baile de Natal em 1944. Morreu em casa, na terça (30), aos 85, de falência múltipla de órgãos. Deixa quatro filhos e três netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página