Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

Obra de arte deixada em depósito gera críticas na internet

Prefeitura de Santo André afirma que 'Concreção 005', de Luiz Sacilotto, está segura e passará por restauração

GISLAINE GUTIERRE DE SÃO PAULO

Uma foto que mostra a obra "Concreção 005", do artista Luiz Sacilotto (1924-2003) em um depósito público de Santo André, em meio a entulho, circulou ontem nas redes sociais e gerou uma série de críticas à prefeitura da cidade.

A peça foi removida do calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, no centro de Santo André --conforme mostrou reportagem publicada na Folha no último dia 8-- para ser restaurada e, depois, transferida ao parque Celso Daniel.

"Vamos nos mexer mais rápido. São capazes de derreter a obra", reclamou a poeta Dalila Teles Veras, no Facebook.

Em nota, a Prefeitura de Santo André diz que a obra "está instalada de forma segura na Fabrinque [Fábrica Municipal de Brinquedos e Mobiliário Urbano] para receber a manutenção e a restauração necessárias, já que está suja e com pichações".

Já Valter Sacilotto, filho e gestor dos trabalhos do artista, diz que pichação "não é justificativa" para deixar a escultura no depósito. E questiona: "Se uma casa é pichada, você a tira do lugar?".

Segundo ele, "Concreção 005" resiste a chuva, calor e poeira, já que foi criada para ficar ao ar livre. Na opinião do filho do artista, cabe ao governo zelar pela obra, em vez de retirá-la seu lugar.

Sacilotto foi um dos pioneiros do concretismo no Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página