Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Professor é condenado por vazar itens do Enem

Pena é de seis anos de reclusão; cabe recurso

DO RECIFE

A Justiça Federal no Ceará condenou na segunda-feira o professor Jahilton José Motta, 59, a seis anos de reclusão pelo vazamento de questões do Enem em 2011. Motta pode recorrer em liberdade.

Na época, segundo denúncia do Ministério Público Federal, o professor de física e coordenador pedagógico do Colégio Christus, em Fortaleza (CE), repassou aos alunos 14 questões do Enem em um simulado, cerca de dez dias antes do exame nacional.

Além dos seis anos de reclusão --que, em princípio, devem ser cumpridos em regime semiaberto--, o professor deve pagar o equivalente a 400 salários mínimos da época (R$ 218 mil).

Para o juiz federal Danilo Fontenelle, da 11ª Vara, o vazamento "ocasionou transtornos a diversos alunos em todo o Brasil e à própria administração pública federal", pois teria comprometido a credibilidade do Enem.

O professor e seu advogado, Victor Pompeu, não atenderam as ligações da Folha ontem. No processo, a defesa alegou que ele não sabia que as questões tinham origem ilícita.

A reportagem procurou o Colégio Christus, mas foi informada de que a pessoa que poderia falar sobre o assunto estava em reunião.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página