Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para reforçar regiões com deficit, MEC estuda criar Mais Professores

Pela proposta, escolas receberão docentes inscritos no programa

JÚLIA BORBA DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação estuda criar o programa Mais Professores, para reforçar o quadro de docentes nos municípios de baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Pela proposta, ainda em fase de elaboração pelo ministério, as escolas que precisam de professores de matemática, física, química e inglês receberiam um "reforço" no quadro, com envio de profissionais selecionados --a exemplo do que ocorre no programa Mais Médicos.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, enquanto a oferta desse profissionais "não cresce na velocidade necessária", é preciso criar uma política em que o MEC complemente os esforços de governos estaduais e municipais.

"Vamos estimular que esses professores cheguem ao Nordeste e ao interior da Amazônia, por exemplo", disse. "São municípios mais pobres, onde não há interesse nos concursos públicos."

O número de professores que devem entrar nesse programa não foi revelado nem o valor que será pago aos profissionais que aceitarem lecionar nessas cidades.

Uma das possibilidades analisadas é convidar professores aposentados para cobrir essas vagas.

"Não se preocupem, não estamos trazendo ninguém de fora", brincou o ministro, em alusão à polêmica em relação ao programa Mais Médicos, que abre a possibilidade de contratar estrangeiros para o sistema de saúde.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página