Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Traficantes invadem e dominam unidades

Em Fortaleza e em Porto Seguro crime organizado 'manda' em condomínios do Minha Casa Minha Vida

Moradores do entorno dos conjuntos têm medo de se identificar e afirmam que hoje têm receio de sair de casa

DE FORTALEZA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO SEGURO (BA)

As obras são do governo federal, mas quem manda nos condomínios do Minha Casa Minha Vida em Fortaleza e em Porto Seguro (BA) são os traficantes de drogas.

Na capital cearense, os moradores do entorno do conjunto habitacional da Bacia do Rio Cocó, invadido desde o final de 2012, relatam frequentes trocas de tiros e operações policiais no local.

Hoje, com medo de se identificarem, os moradores do local dizem que, desde a invasão, passaram a ter receio de sair de suas casas.

A polícia confirma a sensação de insegurança na região.

"Já foram presas várias pessoas armadas e traficando drogas naquele local", afirmou o coronel Carlos Ribeiro, comandante de policiamento de Fortaleza.

Representantes da construtora responsável, que trabalhavam num escritório dentro do terreno do conjunto habitacional, foram "convidados" pelos invasores a retirar todos os equipamentos de lá ou não sobraria nada.

A obra já consumiu cerca de R$ 30 milhões e está 70% pronta. Parte terá que ser refeita porque os apartamentos foram modificados após a invasão, com risco de comprometimento das estruturas.

PORTO SEGURO

Em Porto Seguro, no sul da Bahia, uma unidade habitacional do programa do governo federal tem uma situação parecida com a de Fortaleza.

Um condomínio inacabado do Minha Casa Minha Vida está hoje sob o comando de uma facção criminosa, que espalha sua sigla em pichações nas paredes das casas.

O conjunto de 498 residências começou a ser feito em agosto de 2011 e foi paralisado em janeiro de 2012 --resultado de conflitos trabalhistas. Um mês depois, foi invadido, e as casas, saqueadas.

Dentro das unidades o que se vê em nada é parecido com o projeto original que detalha o que deveria ser entregues para os beneficiários da cidade inscritos no programa do governo federal.

Pias, janelas, portas e vasos sanitários foram levados pelos saqueadores.

O presidente da associação de moradores, José Arcanjo, diz que a população se acostumou com a facção criminosa que age no local.

"Não mexemos com ela e ela não mexe com a gente".

Em Fortaleza, cerca de 90 mil famílias estão na fila para receber uma casa. Em Porto Seguro, são 10 mil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página